Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Primavera Azul: API realiza debate sobre Liberdade e Democracia (adiado para 28/09)


URGENTE - Por motivo de força maior a
API-Associação Paraibana de Imprensa
Resolveu adiar para a próxima quarta-feira (28/09), no mesmo local e horário o Debate sobre o livro
“Natureza e Excelência da Liberdade e da Democracia”


A Associação Paraibana de Imprensa –API – realiza na próxima quinta-feira (22), às 17 horas, um debate sobre o livro “Natureza e Excelência da Liberdade e da Democracia – Artigos e ensaios sobre política e sociedade”. O debate será mediado pelo jornalista, Cristiano Machado, secretário geral da API.

A obra foi organizada pela filósofa Catarina Rochamonte e conta com a participação de mais três escritores: Iremar Bronzeado – Professor da UFPB, Washington Rocha, Mestre em Filosofia pela UFPB e Manuel Alves da Rocha – Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
O prefácio do livro é de Lucas Berlanza, um dos expoentes da nova geração do pensamento liberal no Brasil. “Se você abrir este livro, também será convocado. Acredito que dirigirá um olhar muito mais rico e agradecido às instituições e dádivas que recebemos dos que nos antecederam na longa epopeia humana, e perceberá o quanto vale a pena dedicar algo mais para defendê-las dos predadores, prontos a ludibriar os incautos. Não seja um incauto. Para tanto, você pode começar por aqui. Vire a página”, prefaciou Berlanza.
O livro “Natureza e Excelência da Liberdade e da Democracia”, foi lançado em 12 de março, com muito sucesso, em Olinda e, em João Pessoa, no dia 14 de abril, na Fundação Casa de José Américo, na Praia do Cabo Branco, em seguida foi relançado na Livraria do Luiz e na Academia Paraibana de Letras.
A obra já mereceu análise crítica de autores como o historiador José Octávio de Arruda Mello, do médico e romancista, Romeu de Carvalho, do médico e artista plástico, José Ricardo de Holanda Cavalcanti, da geógrafa e romancista, Gelza Carvalho. com textos publicados no jornal A União, portais e blogs.
E, de Hildeberto Barbosa, considerado o maior crítico literário da Paraíba. “Não há democracia sem liberdade. Uma é o fundamento da outra, e, tanto no plano político quanto em âmbito filosófico, liberdade e democracia convergem no sentido da possibilidade de uma existência fraternal entre os homens. Entrelaçadas no núcleo da mesma dialética, ambas, nos limites históricos de suas respectivas práticas, podem estabelecer as fundações de uma ética humanística que transcende as necessidades materiais e procura exercitar os desafios da espiritualidade”, destacou Barbosa sobre o livro.
(republicado do site da Associação Paraibana de Imprensa- apipb.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário