Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 28 de agosto de 2016

Quando Setembro Vier: Primavera sem Dilma e sem PT, com Gina Lollobrigida e Sandra Dee

rocha100.blogspot.com.br

O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff está chegando ao fim. Se tudo der certo, da noite da segunda para a madrugada da terça o Brasil se livra definitivamente da ditadura da corrupção do PT. Que Deus permita!, ninguém aguenta mais esse rame-rame, especialmente o discurso imbecil dos mortadelas dizendo que "é golpe", "é golpe", "é golpe"; enquanto todo dia se vê na TV que é o processo de impeachment mais legítimo do mundo; certinho, tudo direitinho, comandado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal. Tudo tão democrático, legal e bacaninha que um grupo de cineastas mortadelas tem licença para acompanhar de perto, pegando no pé dos senadores e de todo mundo, fazendo um filme com Dilma como protagonista. Essa foi uma ótima ideia dos mortadelas. Os coxinhas também deviam fazer um filme, com foco naquelas manifestações de milhões de brasileiros que foram às ruas contra a corrupção, contra o PT e pelo impeachment da Dilma. Entendam, essas foram as maiores manifestações políticas da nossa história. Material não falta, cenas exuberantes de ímpeto democrático e patriótico: "um rio verde e amarelo que passou em nossas vidas e nosso coração se deixou levar".

Acaba agosto, Dilma e o PT vão para o brejo; e eu vou rever a comédia romântica Quando Setembro Vier/"Come September", com Rock Hudson, Gina Lollobrigida, Bobby Darin e Sandra Dee. Aconselho, caros leitores e caríssimas leitoras, que façam o mesmo. É uma comédia deliciosa em uma Itália maravilhosa, embalada em lindas canções (a música-tema é inesquecível: ouviu, lembrou). Os galãs Rock e Bobby arrancaram suspiros de todos os corações femininos. As mulheres, então, a suave Sandra e a monumental Gina; meu Deus! A Sandrinha está muito bonitinha, encantadora. Mas a Gina, sai de baixo, está esplendorosa, estonteante, um avião, um boeing, um violino Stradivarius, uma fonte de maravilhas (uns críticos bestas diziam que ela era uma canastrona: "sabe de nada, inocente!").

Pois então é isto: na segunda-feira feira vamos ver a Dilma na TV e dar um "Tchau, Querida!". Depois vamos esperar setembro vendo Gina e Sandrinha no DVD. Salve a Primavera!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário