Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 24 de julho de 2016

"NO HAY": a tragédia da Venezuela e a tragédia que se deve evitar no Brasil

rocha100.blogspot.com.br

Não é difícil prever para onde o governo Dilma/PT levaria o Brasil caso permanecesse, é só olhar para a vizinha Venezuela. Não será preciso pintar aqui o quadro de desgraças que aflige o país governado pelo podre Nicolás Maduro, pois está escancarado na mídia e já atravessa fronteiras. Em recentes reportagens de TV, todos puderam ver venezuelanos atravessando a fronteira com a Colômbia, aos milhares, para fazer compras; caso que se repete na fronteira com o Brasil, em Roraima. Nessas reportagens, muitos venezuelanos foram entrevistados. Para a pergunta óbvia sobre a motivação para a travessia e procura de produtos básicos, a resposta óbvia se repetia: "NO HAY": na Venezuela "no hay" comida, "no hay" papel higiênico, "no hay" remédios; falta tudo.

No Brasil "no hay" vergonha na cara dos defensores do chavismo, também chamado de bolivarianismo e Socialismo do Século XXI. O regime implantado pelo companheiro Hugo Chávez na Venezuela foi modelo e inspiração para o PT. O ídolo hoje defunto foi incensado por artistas e intelectuais do entorno petista e da esquerda marxista em geral. Os governos Lula e Dilma não atingiram o nível de autoritarismo do chavismo na Venezuela, mas não foi por falta de tentativas e esforço. A institucionalização da corrupção nos governos do PT visou, principalmente,  a consecução de um projeto de poder semelhante ao projeto realizado na Venezuela pelo PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), o partido chavista, o PT de lá. Se derem ao lulopetismo, que é o chavismo brasileiro, nova oportunidade, com seu retorno à Presidência, estando o PT agora radicalizado na linha peçonhenta do lulismo jararaca, governo e partido tenderão a arriscar tudo e se enfiar pelo caminho autoritário de alta agressividade em que se enfiou a Venezuela. É essa tragédia que se deve evitar.

As condições de continuidade do projeto de poder do PT foram cortadas com o afastamento da presidente Dilma, mas há quem defenda que ela volte, há quem diga que impeachment é "golpe" e que Dilma está sendo afastada e o PT perseguido por um complô internacional de direitistas malvados. A esquerda autoritária, que nunca tem culpa de nada e sempre faz tudo certo para o bem do povo, tem no seu arsenal de convencimento de tolos, sempre à mão, a munição das mentiras; desde a mentira sutil até à mentira destabocada. A filósofa petista-marxista Marilena Chaui, por exemplo, vem de informar que o vendaval de corrupção na Petrobras, o petrolão, é pura invenção do juiz Sergio Moro, que foi treinado pelo FBI para entregar o pré-sal ao imperialismo. Não por acaso, Nicolás Maduro também culpa o imperialismo pelas presentes desgraças na Venezuela.

O afastamento da presidente Dilma, ainda que provisório, vai afastando o Brasil da tragédia em que se ia precipitando. Na Venezuela, esperamos que o povo arranque o país das desgraças do chavismo. No Brasil, é preciso não deixar que a porta seja reaberta para a volta do lulo-chavismo:

Impeachment Definitivo Já!


Nenhum comentário:

Postar um comentário