Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

O sol da liberdade nunca se põe; mas o livro da Liberdade vai ter apresentação no Pôr do Sol Literário

Sentimo-nos honrados em poder participar do evento Pôr do Sol Literário, promovido pela nossa intrépida APL. Nesta quinta-feira, 30/06. Eis aí o belíssimo Convite, seguido de notícia do Portal Correio. Contamos com vocês.





Divulgação/APL
Academia Paraibana de Letras
A Confraria Sol das Letras promove, nesta quinta-feira (dia 30), o XXX (30º) Pôr do Sol Literário no Pátio Academos, da Academia Paraibana de Letras. Esta edição registrará homenagem ao professor Afonso Pereira, por Clemilde Torres Perreira, além de promover debate em torno do livro “Dom Sertão, Dona Seca”, do escritor e poeta Otávio Sitônio Pinto.



O livro de Sitônio será apresentado pelo acadêmico Guilherme Gomes da Silveira d'Avila Lins. Em seguida, haverá o lançamento dos livros “Sentimento e tanto”, da escritora Carolina Lins, que será apresentado por Dayanna Correia Lins Tavares, e “Natureza de excelência da liberdade e da democracia” de Iremar Bronzeado, Washington Rocha, Catarina Rochamonte e Manuel Alves da Rocha, com apresentação do jornalista e escritor Washington Rocha.

O evento prosseguirá com performance artística de Rodrigo Kesselring, que tocará peças de Astor Piazzolla e Villa-Lobos. Por fim, esta edição do Pôr do sol destacará os trabalhos da artista plástica Socorro Lucena, natural de Itabaiana.

Sol das Letras

O Pôr do sol literário já se consolidou como um dos mais prestigiados eventos da área literária na Paraíba. O grupo Sol das Letras foi criado para estimular a produção, criação, divulgação e debate sobre a literatura paraibana, nos cenários regional e nacional. 

A confraria tem por meta protagonizar, além do Pôr do sol, outras iniciativas, a exemplo da realização da I Flor (Festa Literária do Extremo Oriental), a premiação das melhores obras do ano e ainda um concurso público, com o objetivo de projetar a literatura paraibana, não apenas no Estado, mas em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário