Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Temer nem começou, e já começou mal

rocha100.blogspot.com.br

Na próxima semana, Dilma Rousseff será afastada provisoriamente da Presidência pelo Senado, em votação plenária, por maioria simples (metade mais um dos senadores presentes), com a admissibilidade do Processo de Impeachment. Favas contadas. No caso, favas de sobra; umas dez favas além do necessário. Imediatamente, assume o vice-presidente, Michel Temer, no qual se deposita a esperança da grande maioria dos brasileiros, infelicitados pelo desgoverno do PT. A esperança da minoria lulopetista é que, no novo governo, a desgraça seja ainda maior, para que a desgraça anterior possa voltar ao poder. E para ajudar esta desgraçada perspectiva, os lulopetistas prometem tocar o horror. Eis que, antes de assumir, Temer já vai dando uma mãozinha para as más intenções lulopetistas.

Mesmo sem ter começado sua Presidência, Temer está montando seu Ministério; e é preciso que faça isso, porque tem de começar a todo vapor, daqui a uma semana, para por a casa em ordem e recuperar o tempo perdido, jogado fora pelo desgoverno Dilma/PT. Porém, ai porém..., a montagem do novo governo vai se transformando em um comédia de erros. Temer vai e volta em seus anúncios. Iria cortar muitos ministérios; agora, dá a entender que irá cortar uns poucos, bem poucos. Nomes para o Ministério e outros altos cargos são anunciados e desanunciados. Uns bons, outros ruins. Antonio de Oliveira Mariz, por exemplo, que assinou manifesto contra a Operação Lava Jato, foi anunciado para o Ministério da Justiça: péssima ideia. A reação foi grande e Mariz foi desanunciado. Mas agora volta a ser cogitado, para o Ministério da Defesa. E em substituição a um nome excelente - anteriormente anunciado e agora, automaticamente, desanunciado - que é o do deputado Raul Jungmann. O médico Raul Cutait, outro excelente nome, foi anunciado para o Ministério da Saúde e desanunciado por pressões partidárias fisiológicas. Assim fica difícil.

Em uma manifestação contra o impeachment, uma mulher apelou a Dilma em um cartaz que achei inteligente, muito bem humorado, uma graça: "FICA DILMA, MAS MELHORE, MULHER!". Dilma não melhorou; deu no que está dando. Eu, que fiz campanha pelo impeachment - e continuo fazendo -, peço emprestada a fórmula da minha inteligente e bem humorada adversária para compor o seguinte apelo: "ASSUMA TEMER, MAS TOME TENTO, CABRA!".



Nenhum comentário:

Postar um comentário