Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 24 de março de 2016

No meio da luta, um livro impactante em defesa da Liberdade e da Democracia, organizado pela jovem filósofa Catarina Rochamonte

por Washington Rocha
rocha100.blogspot.com.br

O intrépido Carlos Ayres Britto, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, em entrevista à Folha, reafirmou o que a imensa maioria do povo brasileiro sabe, até pela experiência bem sucedida com o ex-presidente Collor de Mello: impeachment não é golpe. Explicou bem explicadinho: "toda previsão constitucional pré-exclui a possibilidade de golpe". E, sobre o atual momento do país, disse o seguinte:

"nós vivemos um clima de faca nos dentes. Parece-me a música "Carcará", de Maria Bethânia: pega, mata e come. A gente se lembra de outros processos complicados, e é preciso esclarecer que a saída está no Direito, não se pode sair dele. No julgamento de controvérsias, a Justiça dá a última palavra". 

Essa "faca nos dentes", esse "carcará", acreditamos que possam permanecer no campo retórico, no debate de ideias, para iluminação das deliberações das instituições democráticas. É a Democracia o interesse maior a ser protegido. É a Liberdade o valor maior a ser consagrado. Neste sentido, como contribuição ao debate democrático, considero relevante o livro "Natureza e Excelência da Liberdade e da Democracia"; livro fortíssimo, corajoso, desafiador. Bem, eu sou um dos autores. Então, excluo-me desses elogios, mantendo-os integralmente em relação aos outros autores: Catarina Rochamonte, Iremar Bronzeado e Manuel Alves da Rocha. Em um próximo post, divulgarei o esplêndido prefácio do jovem pensador liberal Lucas Berlanza, que não conheço pessoalmente. Por enquanto, vocês poderão ver um trecho desse prefácio na nota - publicada no Portal 100 Fronteiras e abaixo reproduzida - sobre o lançamento do livro em João Pessoa. Já houve lançamento em Olinda, com grande sucesso. No início de maio, haverá lançamento em Natal. Nós contamos com vocês.




24/03/2016


O livro "Natureza e Excelência da Liberdade e da Democracia - Artigos e ensaios sobre política e sociedade" terá lançamento de gala na Fundação Casa de José Américo, uma das mais importantes instituições culturais da Paraíba e do Brasil. Será no dia 14 de abril, a partir das 18:00h. Os trabalhos serão dirigidos pelo Professor Damião Ramos Cavalcanti, presidente da Instituição. Após a solenidade, com discursos que se pretendem rápidos, será servido um delicioso Coquetel.

São quatro os autores do livro:

Catarina Rochamonte - Formada em Filosofia pela UECE. Mestre em Filosofia pela UFRN. Doutoranda em Filosofia na UFSCar.

Iremar Bronzeado - Professor da UFPB. Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPB. Licenciado em História pela USP. Mestre em Filosofia pela UFPB.

Washington Rocha - Mestre em Filosofia pela UFPB.

Manuel Alves da Rocha - Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Grão Mestre da Grande Loja Maçônica de Pernambuco. Inspetor Litúrgico nos Graus Filosóficos, em Pernambuco. Presidente da COMUUB.

O prefácio do livro é de Lucas Berlanza, um dos expoentes da nova geração do pensamento liberal no Brasil. Do impactante prefácio do jovem intelectual, destacamos o trecho conclusivo:

"Se você abrir este livro, também será convocado. Acredito que dirigirá um olhar muito mais rico e agradecido às instituições e dádivas que recebemos dos que nos antecederam na longa epopeia humana, e perceberá o quanto vale a pena dedicar algo mais para defendê-las dos predadores, prontos a ludibriar os incautos. Não seja um incauto. Para tanto, você pode começar por aqui. Vire a página".

Nenhum comentário:

Postar um comentário