Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Graça alcançada: na maior manifestação política da história do Brasil, os fiéis da democracia pisaram a cabeça da serpente jararaca

por Washington Rocha
rocha100.blogspot.com.br

Vocês lembram que o então bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli, pediu aos fiéis que pedissem a graça de pisar a cabeça da serpente jararaca. Logo depois, Dom Darci seria elevado pelo Papa Francisco, sendo nomeado Arcebispo de Diamantina. Foi um bom sinal. Os fiéis atenderam ao pedido do homem de Deus e foram atendidos em suas preces: em 13/03, um domingo radioso, milhões de fiéis da democracia foram às ruas, por todo o país, e pisaram a cabeça da jararaca. Todavia, caberá à Justiça do Estado Democrático de Direito imobilizar o bicho peçonhento.

Na maior manifestação da história da democracia brasileira, muitas serpentes foram pisadas: a corrupção, a impunidade, o autoritarismo, o fisiologismo, o cinismo, etc. Também a cobra de duas cabeças presidente da República, súdita da jararaca, foi pisada. Nesse caso, caberá ao Congresso Nacional o pisão final do impeachment.

Com a imensa demonstração de força da democracia, as legiões de fanáticos da jararaca ficaram um tanto perdidas, mas preparam reação, inclusive uma manifestação nacional em contraposição à manifestação contra a corrupção e pelo impeachment; o que, aliás, é um direito que lhes assiste e um exercício salutar para a democracia. Será possível, inclusive, comparar as duas manifestações para saber quem tem consigo a maioria do povo brasileiro.

Tanto quanto o chefe Jararaca, os fanáticos jararacas estão desdentados; quer dizer, desacreditados. Porém, se estão com as presas quebradas, sobram-lhes o ânimo do desespero e o veneno da mentira. Mesmo com a democracia se pronunciando nas ruas, através de milhões de cidadãos, os jararacas continuarão a dizer que se trata de "golpismo". São tão estúpidos os jararacas que não entendem uma obviedade política: se milhões de cidadãos vão às ruas para derrubar um governo, qualquer governo, não pode ser golpismo; poderá ser uma revolução.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário