Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Sábado 12 de março, na praia de Olinda: uma Festa da Liberdade e da Democracia





03/03/2016


Organizado pela filósofa Catarina Rochamonte, o livro "Natureza e Excelência da Liberdade e da Democracia" terá seu primeiro lançamento festivo no sábado 12 de março; será no Hotel Samburá, na praia de Olinda, com início às 19 horas. Em seguida, em fins de março e início de abril, ocorrerão lançamentos festivos em João Pessoa e Natal. 
O livro é de autoria de Catarina Rochamonte, Iremar Bronzeado, Washington Rocha e Manuel Alves da Rocha.

O Samburá é um dos mais tradicionais e aprazíveis hotéis de Pernambuco, postado à beira-mar. E o evento será uma Festa da Liberdade e da Democracia.

Do que trata o livro, o próprio título indica. Da sua importância se pode ter ideia pelo entusiasmo com que foi prefaciado por Lucas Berlanza, uma das grandes revelações da nova geração de pensadores liberais do Brasil. Do vigoroso prefácio, veja-se o trecho conclusivo:

Se você abrir este livro, também será convocado. Acredito que dirigirá um olhar muito mais rico e agradecido às instituições e dádivas que recebemos dos que nos antecederam na longa epopeia humana, e perceberá o quanto vale a pena dedicar algo mais para defendê-las dos predadores, prontos a ludibriar os incautos. Não seja incauto. Para tanto, você pode começar por aqui. Vire a página.

                                                                                                                     Lucas Berlanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário