Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 19 de dezembro de 2015

A BATALHA DO IMPEACHMENT NO FACEBOOK - com um pedido de desculpas

por Washington Rocha
rocha100.blogspot.com.br

As redes sociais, todos sabem, têm importância cada vez maior nas lutas políticas. Eu vou ao Facebook principalmente por esse motivo. Não tendo tempo para responder cada comentário que diz respeito ao que lá compartilho, farei uma consideração geral, referindo apenas algumas reações. Começarei por um comentário que indica intenção racista da minha parte no uso da expressão "corruptos de sangue negro". A expressão me veio por associação com a Operação Sangue Negro, que a Polícia Federal deflagrou contra a corrupção na Petrobras. O "sangue negro", no caso, é o petróleo. Intenção racista não houve, mesmo porque sou radicalmente anti-racista e já publiquei vários textos neste sentido. Porém, se não houve a intenção, reconheço que foi um má expressão, indevida. Sem rodeios, peço desculpas, e corrigirei. Ficará assim: "corruptos lulopetistas".
Em um ninho filosófico, disseram-me impropérios e pediram minha exclusão porque o assunto do Impeachment de Dilma nada teria a ver com filosofia. Ora, desde os gregos antigos que a política foi colocada no domínio da filosofia; com Platão e Aristóteles, por exemplo. A atitude deste ninho filosófico do Facebook é uma idiotice; e uso este termo no sentido grego originário, sendo que os cidadãos gregos usavam a palavra "idiotes" para pejorar aqueles que cuidavam apenas dos interesses privados, afastando-se do serviço público, ou seja, da política.
Um brilhante jornalista, muito conhecido, e um outro intelectual de esquerda fizeram arrazoados extensos sobre minha afirmação de que que a decisão do STF, ao estabelecer o rito, confirmou a legitimidade democrática do impeachment, que não é golpe. Eles consideraram que, no caso de Dilma, é golpe. Eu continuei discordando, mas reconheço que fizeram um esforço consciencioso de convencimento, num nível elevado.
Ocorre ainda que amigos e conhecidos meus, pessoas que merecem minha estima e admiração, fazem campanha contra o impeachment e recepcionaram com azedume meus comentários. Gostaria de, em sendo possível, mantendo as diferenças, manter a amizade. 
Deveras aprecio os debates e continuarei a invadir os ninhos do Facebook, agora com o seguinte e rígido critério: apenas aonde esteja levantada, contra ou a favor, a questão do impeachment da presidente Dilma.
Por fim, digo que a batalha do impeachment requer empenho dos democratas; e que a tarefa urgente da democracia é livrar o Brasil da ditadura da corrupção do PT.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário