Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Travessia para o impeachment: DESOBEDIÊNCIA CIVIL

O PT no poder está corrompendo, degradando, esculhambando, destruindo o Brasil. Essa destruição tem de ser barrada, mas isso deve ser feito pelos caminhos democráticos. Assim é o caminho constitucional do impeachment, mas é preciso chegar ao impeachment. Sem pressão popular, não se chegará. Os protestos de rua, as grandes manifestações, são imprescindíveis; mas talvez não sejam suficientes. É tempo de se pensar na DESOBEDIÊNCIA CIVIL. Este é o pacífico caminho da democracia. O caminho da violência é aquele dos bolchevistas, fascistas e nazistas.

É da natureza reformista da democracia o andar devagar. Mas a paciência democrática tem limite. Estando o povo brasileiro com o pacote de maldades da presidente Dilma atravessado na garganta, vem o ministro "Mãos de Tesoura", lá das profundezas do volume morto, ameaçar os brasileiros com um "imposto de travessia". Em seguida, no entrecho de um comportamento presidencial patético no 7 de Setembro, escondendo-se por trás de um "muro da vergonha" e sem coragem de aparecer na TV, a Dilma enviou uma mensagem pela internet anunciando uma "travessia" com "remédios amargos". Tendo afundado o país por meio de corrupção babilônica e fisiologismo desvairado, o PT age agora para que o povo pague a esbórnia. Não pagaremos. A nossa travessia é outra; é uma travessia rumo ao impeachment. O governo Dilma/PT - mentiroso, traidor, incompetente, irresponsável, desastroso - não tem mais legitimidade e deve ser desconstituído pelo Soberano, que é o Povo.

A desobediência civil tem história na luta democrática. Em meados do séc. XX, o Mahatma Gandhi usou-a com sucesso na luta de independência da Índia. Um dos pontos do programa de RESISTÊNCIA PACÍFICA levados a efeito pelo povo indiano contra a opressão colonial foi, justamente, o não pagamento de imposto aos ingleses.

Nos Estados Unidos, pelos anos 60, para derrocar infames leis racistas, Martin Luther King liderou uma ampla luta pelos direitos civis por meio de resistência pacífica e desobediência civil.

Antes, também nos Estados Unidos, em meados do séc. XIX, Henry David Thoreau usou a desobediência civil para lutar contra o vigente sistema de escravidão. E escreveu o livro "Desobediência Civil", cujas lições têm servido, desde então e até hoje, aos lutadores da democracia. Esta lição, por exemplo, vejam como se adequa ao Brasil de hoje:     

           "Todos os homens reconhecem o direito de revolução, isto é, o direito de recusar lealdade ao
governo, e opor-lhe resistência, quando sua tirania ou sua ineficiência tornam-se insuportáveis".

Ou esta:

"A autoridade do governo, mesmo aquela a que estou disposto a me submeter - pois obedecerei com prazer àqueles que saibam e possam fazer melhor do que eu, e, em muitas coisas, mesmo àqueles que não saibam nem possam fazer tão bem -, é ainda uma autoridade impura: para ser rigorosamente justa, ela deve ter a sanção e o consentimento dos governados. Não pode ter nenhum direito puro sobre minha pessoa e meu patrimônio, apenas aquele que concedo".
(A desobediência civil. THOREAU, Henry David. Tradução: Sérgio Karam. Porto Alegre: L&PM, 1997). (www.ufrgs.br).

Também adequada ao momento brasileiro é esta frase de Martin Luther King:

"O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons". 
(http://www.suapesquisa.com/biografias/luther_king.htm).


Não deixaremos a tirania/hegemonia petista-gramsciana sufocar a democracia e submeter o Brasil. E não nos calamos diante dos grito dos corruptos. Pelo, contrário, gritamos cada vez mais forte:

Fora Dilma! Fora Lula! Fora PT!

 


 

Um comentário:

  1. Há muito tempo, não apenas agora com o PT, tem sido inúmeras as razões para uma Desobediência Civil por parte dos brasileiros, sejam vinculadas ao nível federal, estadual ou municipal. No entanto, dificilmente, isso ocorrerá. Concordo com a Professora Sônia van Dijck em alguns pontos, mas não com o "voto nulo". Como bem disse Clemente Rosas é uma péssima opção. A nossa força para mudanças, quando sentimos necessidade disto, é buscar votar bem... Infelizmente, está bem difícil saber em quem votar, tão profundo é o lamaçal envolvendo políticos e a política. Para Washington, uma sugestão: tem pessoas que não merecem receber assuntos para opinar, pois não conhecem a importância da existência de pensamentos diversos para se alcançar o equilíbrio das ideias. Gelza R. Carvalho

    ResponderExcluir