Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Debate sobre Desobediência Civil avança neste Blog, com Clemente Rosas, Sônia van Dijck e Gelza R. Carvalho; no Brasil avança o movimento "IMPEACHMENT DILMA"

A minha proposta de desobediência civil para derrubar o governo Dilma/PT não está sendo bem aceita, mas está sendo discutida e aumentando as visitas ao Blog. Como se viu no post anterior, um imbecil chamado "neoplatonismo", baba-ovo do lulopetismo, respondeu me chamando de golpista e idiota. Com esses, o jeito é ter paciência; ele, o idiota neoplatônico, não deu mais as caras; mas, se aparecer, eu publico (e respondo, claro). Todavia, pessoas educadas deram seguimento ao debate, discordando da minha proposta: Clemente Rosas respondeu ao artigo de Sônia van Dijck (também publicado no post anterior), e esta replicou (espero que tenha tréplica); Gelza R. Carvalho deu prosseguimento. Clemente e Sônia debateram via e-mail; Gelza escreveu (graças a Deus) na área de comentário do Blog. À luz desse debate, eu voltarei ao tema da desobediência civil. Por enquanto, quero apenas alimentar o teretetê e aumentar a audiência deste Blog ROCHA 100. Nesse sentido, não vamos estabelecer uma meta, mas dobraremos a meta toda vez que ela for atingida; assim, dobrando sucessivamente a meta, logo haveremos de chegar a 1 trilhão de visitas por dia, e dobraremos. Outro comentário, é que, independentemente de desobediência civil, o movimento "IMPEACHMENT DILMA" está avançando, juntamente com a repulsa ao desgoverno calamitoso Dilma/PT. No Congresso Nacional, instituição onde o impeachment será decidido, foi criado o Movimento Parlamentar Pró-Impeachment, com um site (www.proimpeachment.com.br) onde uma petição online pelo impeachment da presidente Dilma, sem meta definida, já tem muitos milhares de assinaturas. Vamos lá, vamos assinar, vamos dobrar a meta.  
Agora, fiquem com o teretetê da desobediência civil, começando pela resposta de Clemente Rosas a Sônia van Dijck: 

"Prezada Senhora,


Reconheço sua razão em todas as ponderações. MENOS EM UMA: o voto nulo. Esta é a píor das omissões, e não tem qualquer sentido de combate ou construção. Haverá sempre um candidato "menos ruim" em quem poderemos e deveremos votar. E assim iremos melhorando aos poucos. Votar nulo é a reação mais inconsequente que posso imaginar.  Vale menos que uma vaia num político corrupto.


Clemente Rosas"


"Caro Senhor, concordo inteiramente com sua opinião sobre VOTO NULO. Apenas quis citar um exemplo de possibilidade de "desobediência civil"; mas, vejo que não citei um bom exemplo. Grata por me mandar sua opinião. Cordialmente, Sônia van Dijck"
 

"Há muito tempo, não apenas agora com o PT, tem sido inúmeras as razões para uma Desobediência Civil por parte dos brasileiros, sejam vinculadas ao nível federal, estadual ou municipal. No entanto, dificilmente, isso ocorrerá. Concordo com a Professora Sônia van Dijck em alguns pontos, mas não com o "voto nulo". Como bem disse Clemente Rosas é uma péssima opção. A nossa força para mudanças, quando sentimos necessidade disto, é buscar votar bem... Infelizmente, está bem difícil saber em quem votar, tão profundo é o lamaçal envolvendo políticos e a política. Para Washington, uma sugestão: tem pessoas que não merecem receber assuntos para opinar, pois não conhecem a importância da existência de pensamentos diversos para se alcançar o equilíbrio das ideias. Gelza R. Carvalho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário