Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

"Ei-la aí a cólera santa! Eis a ira divina!": Domingo 16 foi uma estupenda aula de democracia. E a Primavera vem aí: 7 de Setembro/Dia da Pátria Contra a Corrupção

"Ei-la aí a cólera santa! Eis a ira divina!".
O domingo 16 foi esplêndido. O domingo 16 foi uma estupenda aula de democracia. Mais de um milhão de pessoas nas ruas e praças do Brasil, de peito aberto e rosto descoberto, de forma ordeira e pacífica, num vigoroso clamor democrático. Foi um anúncio de Primavera. O 7 de Setembro vem aí. Será o Dia da Pátria Contra a Corrupção. Todo mundo de volta às ruas e praças, vestindo verde e amarelo. (acesse: rocha100.blogspot.com.br).

Alguns lulopetistas apaixonados comemoraram o "esvaziamento" do movimento popular: "porque foi menor do que em 15 de março". Isso é de uma tolice palmar: estes movimentos, desde as jornadas de junho de 2013, são cumulativos. As roubalheiras e descalabros contra o povo, tais como o assalto aos direitos trabalhistas do pacote de maldades Dilma-Levy, vão despertando aquilo que, naquela flamejante "Oração aos moços", o grande Rui Barbosa chamou de "cólera santa" e "ira divina". Relembrem:

Ei-la aí a cólera santa! Eis a ira divina!

Quem, senão ela, há de expulsar do templo o renegado, o blasfemo, o profanador, o simoníaco? quem, senão ela, exterminar da ciência o apedeuta, o plagiário, o charlatão? quem, senão ela, banir da sociedade o imoral, o corruptor, o libertino? quem, senão ela, varrer dos serviços do Estado o prevaricador, o concussionário e o ladrão público? quem, senão ela, precipitar do governo o negocismo, a prostituição política, ou a tirania? quem, senão ela, arrancar a defesa da pátria à cobardia, à inconfidência ou à traição? quem, senão ela, ela a cólera do celeste inimigo dos vendilhões e dos hipócritas? a cólera do Verbo da verdade, negado pelo poder da mentira? a cólera da santidade suprema, justiçada pela mais sacrílega das opressões? (www.literaturabrasileira.ufsc.br)
 

Um comentário:

  1. Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!
    Cid Adão.

    ResponderExcluir