Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Pausa para reflexão metafísica: Catarina Rochamonte suspende ativismo político com texto comovente

Mestre e doutoranda em Filosofia, Catarina Rochamonte dedicara-se, quase que exclusivamente, à metafísica; quando, de repente, fez uma inflexão para o ativismo político, atuando principalmente nas redes sociais. Fez isso com brilho e paixão impressionantes. Seus textos foram publicados no site do Instituto Liberal e reproduzidos em diversos outros sites e blogs, produzindo vivas polêmicas. Agora, a jovem filósofa anuncia que suspenderá o ativismo político por necessidade de dedicar-se à conclusão da sua Tese de Doutorado, que trata de metafísica. E faz isso em um texto comovente que aqui reproduzimos. Antes, indicamos o site com seus esplêndidos textos (vai ter pausa na atualização, mas o acervo é já significativo).

www.rochamonte.blogspot.com.br




E agora o Até Breve de Catarina


"A humanidade há de curvar-se à paz que buscas, mas tu não podes curar o mundo sem ter paz"



Catarina Rochamonte


01/07/2015


Ouvindo um ruído semelhante às ondas que se chocam violentamente contra a enseada, coloquei minhas mãos em prece...como se esse gesto pudesse conter o mar que avançava em minha direção com o seu gigantismo, com a sua força desmesurada e destruidora; como se as mãos, assim em súplica, pudessem barrar ou interromper o fluxo misterioso do dinamismo vital que nos envolve, impulsiona e nos faz rodopiar sem sentidos e inconscientes; como se as mãos postas pudessem me proteger contra a onda que vem rebentar contra meu corpo frágil, franzino, contra minha alma ainda inconstante, tateante, febril, debilitada; como se as mãos em prece sustentassem o mundo enquanto eu evolvia. Mas o mundo não parou, o maremoto não cedeu, as águas não acalmaram e o pranto não adiantou. Então alguém gritou ao meu ouvido: “ - Desperta! O mar que te vai de encontro é o teu interior em estado de tensão. O hálito benfazejo que buscas no teu entorno é a limpidez da alma cujas águas sossegaram. Desperta! Que o mundo não cede ao teu clamor e o interior clarificado é a única paisagem permanente da paz almejada pelo teu coração. Sossega, pois, o coração traumatizado, fecha os olhos para o mundo por enquanto, que o mundo não enxerga o teu intento e te lança os trovões e tempestades que te laceram o peito já sangrante. Por isso eu te digo: vá em paz, que a humanidade há de curvar-se à paz que buscas, mas tu não podes curar o mundo sem ter paz.”
Finalizo por aqui meu curto período de ativismo político via redes sociais e agradeço a todos aqueles que acompanharam minhas publicações. Além da pressão e da incompreensão, preciso concluir meu doutorado, cujo tema não tem relação com a política. Desejo força aos que continuam pelejando nessa seara. Minha última contribuição para o Instituto Liberal foi uma entrevista que concedi para a série "Espiritualidade e pensamento liberal" e que será publicada em breve. A conta permanecerá aberta para facilitar o contato com algumas pessoas que se interessaram pelo meu trabalho. Os textos sobre política estão todos postados aqui. Os outros textos, religiosos e literários podem ser encontrados nos seguintes endereços:
http://mensagenscatarina.blogspot.com.br/
http://catarinapoesias.blogspot.com.br/
Os meus trabalhos de filosofia giram atualmente em torno da relação entre filosofia e espiritualidade e da obra de Bergson.
Abraço a todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário