Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Delúbio de Ouro e a opção pela corrupção - ou o bom-senso do vereador Fuba e as furungadas certeiras de Olívio Dutra

Hoje, a principal bandeira do PT - a mais visível, a mais estridente, a mais escandalosa - é a defesa de corruptos; e, por essa via, a defesa da própria corrupção. Paralelamente, o petismo faz uma sórdida campanha de desmoralização da Justiça brasileira, mirando especialmente o STF e seu digno Presidente, ministro Joaquim Barbosa.

O PT não defende corruptos de modo geral, defende, com unhas e dentes, apenas seus próprios corruptos, seus corruptos de estimação.

Condenados por crime de corrupção pelo Supremo Tribunal Federal, os chefes petistas José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, João Paulo Cunha e Henrique Pizollato foram erguidos pelo fanatismo petista ao Panteão dos Heróis. O PT os glorifica, o PT os celebra: é uma festa! Festa, aliás, onde não falta dinheiro.

Precisando pagar uma multa de 600 e tantos mil reais, José Genoíno providenciou uma vaquinha pela internet: em poucos dias deu que sobrou. Genoíno até mandou um troco, uns 30 mil, para a vaquinha da multa do Delúbio Soares; multa de 400 e tantos mil. Nem precisava.  Na verdade, a vaquinha do Delúbio humilhou a vaquinha do Genoíno. A vaquinha do Genoíno ficou em pouco mais de 700 mil reais, a vaquinha do Delúbio passou de 1 milhão. Não é propriamente uma vaquinha, é uma vaca gorda. Vejam que Delúbio entende do assunto; além de ter sido tesoureiro da corrupção do mensalão, consta que tem umas terras com muitas vacas lá pelas bandas de Goiás. De qualquer forma, como se vê pela facilidade com que Delúbio levantou 1 milhão de reais, a turma do PT e simpatizantes está "botando dinheiro pelo ladrão". É de tal forma o entusiasmo petista que a doação do vil metal a criminosos julgados, condenados, sentenciados e engaiolados é elevada à condição do civismo. Vejam, por exemplo, o que diz o coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho: "Reputamos o sucesso da arrecadação à militância, que respondeu de forma  cívica e altiva aos excessos e provocações do ministro Joaquim Barbosa". Não passa pela cabeça deste causídico petista que um partido político exaltar criminosos e por todas as maneiras afrontar a Justiça é o que verdadeiramente constitui provocação e excesso.

Também será um excesso a transformação de Delúbio em santo, protomártir da causa da corrupção. Talvez seja mais adequado tratar a adulação que rende dinheiro fácil a este corrupto engaiolado como um caso de idolatria. Lá nos templos bíblicos, corruptos prostraram-se com suas oferendas aos pés do Bezerro de Ouro. Hoje, os que fazem opção pela corrupção com suas vaquinhas para corruptos prostram-se com suas oferendas aos pés do Delúbio de Ouro.

Porém, diga-se, nem todos petistas demonstram o mesmo entusiasmo na defesa dos corruptos-mensaleiros. O chefe Lula, por exemplo, não consta que tenha depositado alguma merreca na conta dos companheiros da Papuda, nem publicamente esforça-se em defendê-los. Só uma vez, lá no Congresso do PT, deu uma colherzinha para os companheiros condenados. Colherzinha dada, aliás, sob pressão da plateia militante, que clamava: "Lula, guerreiro, defende os companheiros" (e dizem que também por exigência e ameaça de Zé Dirceu). Esse pouco entusiasmo de Lula foi o bastante para incomodar o deputado corrupto-mensaleiro João Paulo Cunha, que deu uma entrevista destilando mágoa. A presidenta Dilma é outra que evita o tema e, dizem, "quer virar a página".

Aqui em Jampa Capital, o vereador Fuba, petista novato, intelectual e magnífico cantor/compositor, revelou-se também um homem de coragem, pois, contrariando petistas veteranos e fanáticos velhos e novos, esteve entre os que, na Câmara Municipal de João Pessoa, aprovaram, por unanimidade, voto de aplauso ao STF pela condenação dos mensaleiros. Fuba justificou sua corajosa atitude com um raciocínio do mais cristalino bom senso: "Eu não vou defender o errado". O fanatismo petista, como se vem provando, defende qualquer erro, desde que seja conveniente ao PT. Esse fanatismo está enterrando o PT, só petistas que tenham coragem, como Fuba, de enfrentar o fanatismo petista poderão salvar o PT.

Outro que demonstrou bravura foi o dirigente histórico do PT e ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra, que disse a José Genoíno, ainda antes da prisão deste: "Eu acho que tu deverias pensar na tua biografia. Eu acho que tu deverias renunciar. Mas não tenho porque furungar nisso". Não obstante a ressalva, Olívio Dutra furungou outras vezes "nisso", que vem a ser o envolvimento do PT com crimes; prática, aliás, justificada pelo filósofo petista Paulo Betti, lá pelos primórdios do escândalo do mensalão, como necessidade política de "meter a mão na merda". Pois, contrário à "ética da mão na merda", Olívio Dutra continuou furungando, e sempre com furungadas certeiras. Vejam esta, por exemplo: "Eu avisei em uma  ocasião que íamos sofrer com as más companhias" (bote má companhia nisso). E esta outra, sempre em relação ao julgamento do mensalão: "Funcionou o que deveria funcionar. O STF julgou e a Justiça determinou a prisão; cumpra-se a lei". 

Precisamente, tudo o que o PT não quer é cumprir a lei. Tudo que o PT quer, como tem demonstrado com essa campanha insana de exaltação de corruptos e afrontamento da Justiça, é colocar-se acima da Lei e da Justiça; acima do Estado Democrático de Direito. Dito de outra forma, a presente e audaciosa campanha, em que se inclui também a campanha pelo restabelecimento da censura (que eles chamam de "controle social da mídia", "marco regulatório", etc.), tenta, mais uma vez, fazer vingar um projeto autoritário gorado. É um ovo de serpente velho numa chocadeira velha. Vai gorar de novo.

Um comentário:

  1. E agora vem a vaquinha do Dirceu. Haja dindim. O mexicano Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, amigo e cliente do Zé, deve depositar qualquer coisa.

    ResponderExcluir