Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 21 de setembro de 2013

Fala de Miquéias, nosso candidato a Presidente do Brasil: "As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal"

Se aceitar nosso convite e for mesmo candidato, Miquéias será, inapelavelmente, eleito Presidente da República. Ele não pode demorar a responder, por causa dos prazos eleitorais, sendo que Miquéias não se filiou ainda a nenhum partido. Dificilmente algum partido grande lhe cederá a legenda, mas sempre  se poderá contar com um desses partidos nanicos. Se Miquéias ficar com muito pouco tempo no horário eleitoral, bastará repetir Enéas e dizer: "Meu nome é Miquéias". Nas ruas, seu discurso incandescente, pleno da "ira divina", atrairá as multidões. Esse discurso, nosso candidato traz na ponta da língua, pois lhe saiu da boca, por inspiração de Deus, a cerca de 700 anos antes de Cristo; cuja vinda ao mundo, aliás, profetizou. Digo "nosso candidato" porque entendo que a Polícia Federal, ao batizar esta mais recente Operação contra a corrupção de "Operação Miqueias", estava conclamando os serviços deste profeta. Sei que não será fácil convencer Miquéias a abandonar seu milenar repouso junto ao Altíssimo, no Seio de Abraão. Porém, é preciso convencê-lo que, depois que a Justiça brasileira se dobrou ao poder dos corruptos mensaleiros, só ele, com a sua flama incomparável, poderá salvar o Brasil.

Miquéias é um dos chamados "profetas menores". Mas no Brasil ele será o maioral. Esse profeta tem uma fala bem famosa, justamente aquela em que é anunciada a vinda do Messias, que haveria de nascer em Belém de Judá. Vejam (conforme está em www.bibliaonline.com.br):

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Miquéias 5:2



Anunciando um bem futuro, Miquéias deplorava a iniquidade da sua época da forma mais devastadora. Denunciava, como consta da "Wikipédia" (erudição Google), vejam só: "os governantes, os chefes, os ricos de Jerusalém e Samaria" (pobres cidades: não amarram as chuteiras de Brasília). E também atacava os que "estavam roubando o povo através da língua enganosa" (vocês aí lembram de algum político muito poderoso do Brasil que tem uma língua enganosa?). E combateu, ainda: "os ganhos imorais, a maldade planejada, a balança desonesta e o crime organizado" (lembrem os senhores que o esquema do mensalão foi descrito pelo Procurador Geral da República como uma "sofisticada organização criminosa").

Mas deixemos que fale o nosso candidato (vocês podem ir direto à Biblia Online, já por mim indicada, mas adianto uns trechos, aos quais acrescento, entre parênteses, algum comentário); e veremos que não existe nenhum brasileiro decente que possa deixar de votar neste magnífico Profeta:



Ai daqueles que nas suas camas intentam a iniqüidade, e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão!
E cobiçam campos, e roubam-nos, cobiçam casas, e arrebatam-nas; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança.

Miquéias 2:1-2

(no Brasil, quem é que está com o poder na mão?)


Se houver alguém que, andando com espírito de falsidade, mentir, dizendo: Eu te profetizarei sobre o vinho e a bebida forte; será esse tal o profeta deste povo.
Miquéias 2:11

(o vinho é Romanée-Conti, a bebida forte é a caninha 51)


Ouvi agora isto, vós, chefes da casa de Jacó, e príncipes da casa de Israel, que abominais o juízo e perverteis tudo o que é direito,
Edificando a Sião com sangue, e a Jerusalém com iniqüidade.
Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.

Miquéias 3:9-11

(quem será, no Brasil, o Senhor Protetor dos corruptos? E qual será o instituto de pesquisa que adivinha por dinheiro?)

As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal.
O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão.

Miquéias 7:3-4

(no Brasil, é difícil saber quem é o melhor deles; e ainda mais difícil saber quem é o pior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário