Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A verdadeira história da vida aventurosa do EMBARGO INFRINGENTE - contada por Rochinha das Queimadas, o Gavião Cantador

Meu primo poeta Rochinha das Queimadas, não sei o porquê, depois que lhe mostrei as glosas de Vitalzim de Taperoá e Miguezim de Princesa sobre o Embargo Infringente, encafifou com a coisa. Encafifou e não me dá sossego, querendo que eu publique uns versos dele sobre o assunto. O mais aborrecido é que meu primo não sabe mexer com computador e me diz os versos pelo celular. A vantagem é que, se as glosas de Vitalzim e Miguezim, muito boas e excelentes, fizeram subir a audiência do Portal 100 Fronteiras, as glosas do Gavião Cantador, ruins ou piores, fizeram subir a audiência deste Blog ROCHA 100. Então, vá lá.


A verdadeira história da vida aventurosa do EMBARGO INFRINGENTE

autor: Rochinha das Queimadas, o Gavião Cantador


O menino INFRINGENTINHO
era um menino indecente,
roubava prata de cego
e remédio de doente,
mentia com segurança
e ria trincando os dentes,
nunca sabia de nada,
se fazia de inocente.

Depois que ficou rapaz,
INFRINGENTE se perdeu,
tomava muita cachaça
e até adoeceu,
queria uma profissão
e ao Diabo se vendeu,
fez acordo com o Capeta,
deputado se elegeu.

Se deu muito bem na vida
e logo enriqueceu,
das aventuras passadas,
ele nunca se esqueceu,
mas roubava com cuidado,
nunca ninguém percebeu,
e o seu maior amigo 
se chamava Zé Bedeu.

Não era muito estudado,
mas era inteligente,
toda vez que apertado,
saía pela tangente,
por artimanhas ganhou
um nome proeminente,
um nome largo e pomposo:
é o EMBARGO INFRINGENTE.

Com EMBARGO ninguém pode,
de tudo ele é capaz,
tudo que o Diabo manda,
muito ligeiro ele faz,
nunca perde uma peleja
e não vai perder jamais,
ele é invencível mesmo
falando nos tribunais.

DOUTOR EMBARGO INFRINGENTE
É um pau pra toda obra,
Ele faz qualquer serviço,
mas por tudo ele cobra,
o cara fica com tanto,
ele fica com a sobra,
tudo vai acumulando,
sua fortuna redobra.

O Brasil tá dominado,
mas não tem tristeza, não;
a vida melhor do mundo
é a vida de ladrão,
pode roubar sossegado,
passear de avião,
pois o EMBARGO INFRINGENTE
lhe segura com a mão.

9 comentários:

  1. Estou muito desconfiado desse INFRINGENTE. Quem será, na verdade, o INFRINGENTE?

    ResponderExcluir
  2. Miguezim de Princesa eu já conhecia, é bom demais. Quem publica muito ele é o Cláudio Humberto e o Blog do Tião Lucena. O Vitalzim de Taperoá, eu acho que é o meu amigo Vital Farias. Mas Rochinha das Queimadas eu não conhecia. Também é bom. Arrocha o nó, Rochinha! Pau no Infringente!

    ResponderExcluir
  3. Eu sei quem é o Infringente, mas ele me deu 1 milhão de dólares pra eu não contar. Mas se alguém me der mais eu conto.

    ResponderExcluir
  4. quá, quá, quá, quá! os meninos buchudos estão morrendo de medo do Infringente. ele é pior do que o papa-figo.

    ResponderExcluir
  5. Se eu fosse o Embargo Infringente, mandava embargar esse blog.

    ResponderExcluir
  6. Muito inteligente esse Rochinha das Queimadas. Sabe fazer verso como ninguém. Gelza Rocha

    ResponderExcluir
  7. Gelza, eu falei com nosso primo Rochinha das Queimadas pelo celular e contei desse seu comentário. Ele mais a Felismina ficaram muito contentes. A Felismina disse que quer conhecer você. Washington.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou muito corrupto e estou muito encrencado. Alguém pode me dar o endereço do Doutor Embargo Infringente? Pago muito bem, e em dólar.
    Comendador Corrompildo Corruptuoso da Corrupção

    ResponderExcluir
  9. Rochinha das Queimadas - Não sei se quando em seus versos descreveu a evolução de Infrigentinho até ele tornar-se Infrigentão ou melhor dizendo Embargos Infrigentes, você se deu conta que ao mesmo tempo estava descrevendo um personagem de caráter psicopata; aliás, muito bem descrito. Entretanto discordo de você, quando no final concluiu: "o Brasil está dominado, mas não tem tristeza não. . ." Tem tristeza sim, e muita. . .Como não ter, se vemos o Brasil dominado e um monte de gente que o domina se esparramando em luxo e mordomias, banqueteando-se entre seus iguais ao mesmo tempo que utiliza um discurso populista para ludibriar incautos e engalobar ignorantes e / ou ingênuos?
    É neste espaço de hipocrisia, de belos discursos, promessas falsas e atitudes absolutamente contrárias ao que se fala nos discursos que personagens como "Infrigentinho" tomam corpo, se desenvolvem e ocupam o poder.
    É muito triste sim, mas não fiquemos na tristeza não. É preciso se indignar. E como diz a monja busdista KOEN : "A indignação é uma alavanca para as grandes transformações".

    ResponderExcluir