Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A Democracia é minha Escolha!

Nesta quinta-feira, 19/09, às 09h30, prestarei depoimento junto à Comissão Estadual da Verdade/PB. A sessão será aberta ao público. Conto com a presença de todos os amigos e peço que divulguem amplamente. Segue o Convite que me foi enviado pela Comissão. Vejam. Voltarei com uma breve palavra.


Ilmo. Sr.
WASHINGTON ROCHA
Vítima do Regime Militar
João Pessoa – Paraíba.


Prezado Senhor,
Cumprimentando-o, cordialmente, convido Vossa Senhoria para prestar depoimento na Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba, sobre as perseguições e outras violações aos direitos humanos que o senhor sofreu durante o regime militar.

Informo, ainda, que a Audiência Pública desta Comissão ocorrerá na sede da Associação Paraibana de Imprensa (API), às 09h30 horas, do dia 19 de setembro do corrente ano.
Certo de poder contar com a colaboração e apoio de V. S.ª, coloco-me aqui ao seu inteiro dispor, para quaisquer informações que se fizerem necessárias.
Atenciosamente,



                                                                        Paulo Giovani Antonino Nunes
             Presidente




Ainda adolescente participei, como líder estudantil secundarista e membro do PCBR, das lutas dos "anos de chumbo". Fui perseguido pela ditadura militar, detido várias vezes, expulso dos colégios, proibido de entrar na UFPB depois de ser aprovado no vestibular para o Curso de Direito. Fui sequestrado, mantido em cárcere privado e torturado nas dependências do IV Exército, em Recife-PE. Na sequência dessas perseguições, comandei em minha cidade, na condição de Presidente do Comitê Brasileiro pela Anistia/secção João Pessoa, a luta pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita. Luta que foi vitoriosa. Com a edição da Lei de Anistia de 1979, os presos políticos foram libertados, os exilados retornaram e foi aberto o caminho para a redemocratização.

Com todas essas lutas, fui aprendendo por experiência o que Aristóteles já ensinara: "A coragem é a maior das qualidades humanas porque garante todas as outras".

Porém, aprendi mais: sem o amor, a coragem é inútil.

Aquele muito corajoso Imperador Juliano Apóstata, que cultuava os deuses olímpicos, proclamava intrepidamente: "Somente o Sol é minha Coroa!".

Eu proclamo:

Somente Deus é o meu Deus! Minha Fé é Cristo Jesus! 

A Liberdade é meu Princípio! A Democracia é minha Escolha!














Nenhum comentário:

Postar um comentário