Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Um caso de esquizofrenia, "triste como uma lágrima": "Eu sou o que sou, sou igual a você, eu tenho segredos e tenho um passado" - o alcance da ciência e o alcance do Amor

Um psiquiatra meu amigo, médico de grande saber científico, larga experiência e não menos vasto coração, apresentou-me, em conversa de mesa de bar, um prontuário com um contraponto. O prontuário era dele mesmo, o psiquiatra meu amigo; o contraponto era da paciente. Havia meses,  meu amigo andava com aqueles papéis no bolso, meditando, um tanto angustiado, com os limites da ciência e o sem-limite das almas. Pediu-me que considerasse, que o acudisse com algum conselho. Porém, se ele que é psiquiatra, não via por onde agir; o que me seria possível dizer? Respondeu-me que, em sendo eu cristão, falasse em nome do Amor de Caridade, que em latim se diz "Caritas". E lembrou-me a encíclica de Bento XVI: "Deus Caritas Est".

O que faço, inicialmente, é dividir essa obrigação com os leitores, apresentando-lhes o prontuário e o contraponto.

Prontuário/descrição do psiquiatra: "Paciente em estado crítico, sem possibilidade de controle no CAPS (Centro de Atenção Psico-social), necessita urgentemente internamento em hospital psiquiátrico... Quando em surto, apresenta: excitabilidade psíquica, automutilação, alucinações visuais, ideação suicida, crises de choro com episódios de histeria".

Contraponto/manuscrito da paciente, 25 anos, portadora de esquizofrenia, anexado ao prontuário: "Eu sou o que sou, sou igual a você, eu tenho segredos e tenho um passado. Sobre o que estou escrevendo, estou escrevendo por você, por favor encontre uma razão para viver, pois eu procuro em todos os lugares e ainda não encontrei. Deus segura em minha mão, minha alma aflita pede tua atenção, cheguei no nível mais difícil... Quando penso que estou forte, fraca estou".

Vê-se que, por dentro da loucura, expressa-se profunda e dolorosa lucidez. Diz meu amigo que tal lucidez é comum nos casos de esquizofrenia. Eu lembrei-lhe o episódio literário do filósofo doido Quincas Borba, nas Memórias Póstumas de Brás Cubas:

 "Quincas Borba não só estava louco, mas sabia que estava louco, e esse resto de consciência, como uma frouxa lâmpada no meio das trevas, complicava muito o horror da situação" [...] "Outras vezes amuava-se a um canto, com os olhos fitos no ar, uns olhos em que, de  longe em longe, fulgurava um raio persistente da razão, triste como uma lágrima".

 E perguntei ao meu amigo psiquiatra se o personagem de Machado de Assis era esquizofrênico. Ele me respondeu que não cuida dos loucos da literatura, que já tem bastante trabalho e  angústia com os loucos seus pacientes, que a ciência é, neste particular da esquizofrenia, extremamente limitada, e a completa cura, nos casos agudos de esquizofrenia/obsessão suicida, quase impossível; restando os medicamentos paliativos, que, principalmente, bloqueiam o impulso suicida e dão alguma sobrevida, mais ou menos suportável.

Então, amigos leitores e amigas leitoras, aonde a ciência não vai, podem ir o Amor e a Caridade, a Fé e a Esperança?

Encanta-me esta canção - que conheço nas vozes de Roberto Carlos e do Padre Antônio Maria (creio que de autoria deste) - :

"Cura, Senhor, onde dói! / Cura, Senhor, bem aqui! / Cura, Senhor, onde eu não posso ir!".

Pois, encontro-me mais aflito do que meu amigo psiquiatra; e apenas posso pedir: "Cura, Senhor, ali, naquela paciente! Cura, Senhor, onde a ciência não vai, nem eu posso ir!

8 comentários:

  1. Eu, sinceramente, se fosse o médico, aconselharia a paciente a tentar um atendimento espiritual em uma casa espírita. Os centros espíritas geralmente ajudam os casos psíquicos mais sérios onde falha a ciência da terra. Seria um ato de humildade e humanidade do médico um tal aconselhamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anônimo, agradeço imensamente a sua atenção para conosco, seu interesse pela paciente. Repassarei seu conselho ao médico meu amigo. Washington Rocha.

      Excluir
  2. Eu sou ateu e afirmo: o que a ciência não resolve, nada resolve. O grande Karl Marx já dizia que a religião é o ópio do povo. Fez mal o psiquiatra, um cientista, de pedir conselho a um devoto cristão. Toda religião é crendice, coisa de pessoas tolas e incultas. A causa última da loucura, como ensina a dialética materialista, é a divisão da sociedade em classes. a grande loucura do mundo é o capitalismo.

    ResponderExcluir
  3. A fé remove montanhas; e também remove a dor. Farei minha parte, vou orar por essa jovem, que faz um apelo com tanto sentimento.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou espírita e reforço o conselho do primeiro anônimo. Já vi acontecer perto de mim curas pelos espíritos. Deus ilumine!

    ResponderExcluir
  5. Texto traz bastante reflexão sobre o dia a dia do médico e do esquizofrênico, e como o dito popular nos diz que "de médico e de louco" todos temos um pouco, este texto traz reflexões do nosso dia a dia, de todos nós, de todos os nossos dias.

    te amo Tio.

    ResponderExcluir
  6. E eu, meu querido Henrique, como amo todos vocês, como me lembro das temporadas em Niterói, quando vocês eram pequenos. Depois, aqui em João Pessoa, Odon e Gisélia tantas vezes me acolheram. Quanta saudade. Diz a tua mãe, teus irmãos e irmãs que mando o mais afetuoso abraço. Deus te proteja e a todos os teus, meu sobrinho, meu querido amigo. Tio Washington.

    ResponderExcluir
  7. Já li em revista conceituada e li entrevistas de médicos falando sobre a força da oração ou das pessoas que buscam na fé a cura dos seus males. De acordo com pesquisas científicas estas pessoas alcançam a cura mais rapidamente não só de doenças curáveis mas também, em alguns casos, quando já desenganadas...A fé eleva o espírito na direção do que é bom, positivo e isso faz bem ao corpo. Quando a pessoa, mesmo esquizofrênica, em momentos de lucidez busca uma força superior do bem (Deus, acredito q possa minimizar os momentos de agonia... Loucos ou não,sempre temos nossos momentos de tristeza,de desespero,de quase "fundo do poço".E muitos são os que buscam em drogas, bebida principalmente,a fuga para os problemas,o que é péssimo.Se, nestes momentos,sempre se buscasse algo verdadeiro (uma palavra amiga, um programa religioso, uma oração...)tudo ficaria melhor.É como penso e como procuro agir. A jovem paciente pediu proteção à mão de Deus e tenho certeza que forte estará. "Tudo posso Naquele que me fortalece". Desejo aproveitar este espaço para mandar meu beijo carinhoso para o querido sobrinho Henrique. Gelza Carvalho

    ResponderExcluir