Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Brasil nas ruas contra as iniquidades e a corrupção - A IRA SANTA: post em Homenagem a Maria Eunice Targino

Maria Eunice Targino fez neste Blog um comentário motivador, cobrando posicionamento sobre as manifestações que se alastram pelo Brasil. Então, motivado, escrevi. Nada mais justo do que dedicar este artigo a essa minha leitora tão inteligente e exigente. Espero, como retribuição, apenas um novo comentário.

O Brasil nas ruas contra as iniquidades e a corrupção: A IRA SANTA

por Washington Rocha


Ei-la aí a cólera santa! Eis a ira divina!
Quem, senão ela, há de expulsar do templo o renegado, o blasfemo, o profanador, o simoníaco? Quem, senão ela, exterminar da ciência o apedeuta, o plagiário, o charlatão? Quem, senão ela, banir da sociedade o imoral, o corruptor, o libertino? Quem, senão ela, varrer dos serviços do Estado o prevaricador, o concussionário e o ladrão público? Quem, senão ela, precipitar do governo o negocismo, a prostituição política, ou a tirania?”.

Rui Barbosa


Por que o povo brasileiro voltou às ruas para protestar, para clamar e exigir? Porque despertou-se-lhe a IRA SANTA, que é, nas palavras de fogo do grande Rui Barbosa, um santo remédio contra o mal.
Essa IRA SANTA derrubou uma ditadura militar e um presidente eleito democraticamente, porém corrupto. Essa IRA SANTA inflama-se hoje nas ruas do Brasil para atear fogo nas iniquidades, queimar a corrupção, incendiar o engodo, a mentira e a mistificação.
Durante 10 anos, o governo do PT, se fez alguma coisa – e não podia deixar de fazer – mentiu e mistificou sistematicamente sobre tudo que fez; ora exagerando, ora apropriando-se de iniciativas de antecessores sem lhes atribuir mérito algum. O governo Lula da Silva degradou o país: não apenas permitiu a corrupção como agiu aberta e audaciosamente para proteger os corruptos.
Não é possível esconder o óbvio: a crise do governo Dilma Rousseff deve-se, principalmente, à herança do governo Lula da Silva. A mesma herança que, no que teve, e tem, de bom, a beneficiou.
Não será preciso negar os aspectos positivos do governo Lula para entender que seus desmandos administrativos e morais se acumularam no cálice da sua sucessora, até esborratar com uma gota de 20 centavos.
A presidente Dilma não só teve de administrar uma herança ruim, como tem de suportar o assédio da ala mais nefasta do PT, comandada pelo condenado José Dirceu, cuja pauta imediata é o restabelecimento da censura dos tempos da ditadura e a desmoralização do Supremo Tribunal Federal.
A presidente Dilma tem resistido a este assédio: não admite censura e preza a Justiça. Agora, fragilizada politicamente, não se sabe se continuará resistindo. Um sinal ruim é o péssimo pacote de soluções com que tentou e tenta enfrentar a crise. A ideia de uma constituinte meia sola inconstitucional era tão horrorosa que foi descartada menos de 24 horas depois de anunciada. A ideia de importar milhares de médicos estrangeiros (principalmente de Cuba) valeu a repulsa uníssona dos médicos brasileiros. Restou o trambolho do plebiscito, cujo principal defeito é de ser um engodo. Plebiscito é um salutar instrumento da Democracia, e até essencial; por isso mesmo não é admissível que seja proposto de afogadilho, muito menos que procure atender interesses eleitorais imediatos do partido no poder. Todo mundo sabe dos dois pontos fortes da proposta de reforma política do PT: financiamento público de campanhas e voto em lista. Aprovado o financiamento público, um povo que protesta contra gastos abusivos com uma Copa de futebol será obrigado a financiar com bilhões os mesmos políticos contra os quais clama nas ruas; sendo que os principais beneficiados seriam os políticos do PT. Aprovado o voto em lista, o eleitor será privado de escolher seu candidato, votando na lista prévia decidida pelos chefes partidários, eternizando-se os feudos coronelistas; novamente, o partido mais beneficiado seria o PT, que é hoje o mais coronelista de todos os partidos brasileiros.
A presidente Dilma e o PT não aprenderam que a maior revolta do povo é contra a enganação, aquele tipo de coisa de o então presidente Lula dizer que a saúde brasileira era quase perfeita e que tinha vontade de ficar doente para se tratar no SUS.
Uma pesquisa apurou que mais de 60 por cento dos brasileiros apoiam o plebiscito. Talvez o povo nas ruas não continue a apoiar quando perceber a trama. Talvez já coloque um pé atrás ao ser informado que o tal plebiscito custará meio bilhão de reais ao cofres públicos.
Talvez, ao invés de debelar, o engodo do plebiscito petista inflame ainda mais a IRA SANTA.



Um comentário:

  1. Caríssimo Washington.Fiquei lisongeada por sua lembrança ao meu comentário neste blog, ainda mais estampando meu nome desta maneira.Já tem amigos achando que sou a maaioral. Acabei de ler seu artigo e assino embaixo. Somente a IRA SANTA poderá acabar com essa petelhada que se alastra por tudo quanto é repartição, instituição,etc,fazendo o povo de besta com estas Bolsas fajutas. Grande abraço. Maria Eunice.

    ResponderExcluir