Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Jesus, quando não vem, envia alguém

O Papa Francisco é um enviado de Jesus. A Cristandade estava precisando. Há nove séculos, o Filho de Deus já nos enviara outro Francisco, aquele Giovanni di Pietro di Bernardone, um burguês da cidade de Assis, que se tornou "Il poverello" (o pobrezinho) e fez a Igreja de Cristo reviver. E o que foi que São Francisco de Assis, lá na Europa medieval, trouxe de tão novo que provocou tanto entusiasmo? A mesma, velha e eterna mensagem cristã do Amor e Caridade, da Fé e Esperança, da certeza da Vida Eterna. Foi assim e será sempre assim: o cristianismo se renova e se fortalece somente quando volta a Cristo.

E digo isto não apenas em relação à fé católica, pois todos aqueles que se reclamam do cristianismo - ortodoxos, anglicanos, protestantes, cooptas,maranatas, pentecostais, espíritas... -, espero que cumpram Cristo. Tenho, por exemplo, a convicção que um outro Francisco esteve no Brasil como enviado de Jesus, tendo passado longo tempo entre nós, apenas praticando o bem: o Chico Xavier.

O Papa Francisco bateu delicadamente à porta dos brasileiros para entrar-lhes no coração. Às mentes e corações abertos, Francisco falou e praticou como um enviado do Senhor. O que de melhor poderíamos fazer do que lembrar alguns dos seus gestos e falas, que comoveram e arrebataram?

Dos gestos, três, especialmente, comoveram-me: 1) o primeiro e ocasional encontro com a multidão, no trânsito congestionado, que me lembrou a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém; 2) Oscar Schmidt, o Mão Santa, lutando contra o câncer, ajoelhado e apertando a mão de Francisco; 3) Francisco descendo do carro, cumprimentando e beijando Wanda, uma jovem de 99 anos de idade.

Das falas, baste esta: "Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo". 

Das passagens do próprio Jesus Cristo pelo mundo dão notícia os Evangelhos Canônicos, mas creio que certos episódios registrados nos Apócrifos sejam verdadeiros. Considero também com grande zelo algumas páginas da ficção, que de tão inspiradas até parece que o próprio Jesus as sussurrou aos escritores. Como melhor exemplo, cito a visita do doce Rabi à tapera da viúva, tão pobre e tão triste, e ao seu filhinho tão doente..., no conto O Suave Milagre, de Eça de Queiroz (pelo amor de Deus!, não deixem de ler, releiam - disponível na internet)

Este Jorge Mario Bergoglio, que se declarou um Papa do fim do mundo e que, ao escolher o nome de Francisco, começou a conquistar o mundo; este Francisco tem se revelado tão adequado às exigências morais da atualidade que até parece personagem de ficção.

Porém, vejam:  todos os enviados do Filho de Deus cumprem suas missões na limitação das fragilidades da humana condição. Por isso mesmo, o humilde Francisco ter pedido insistentemente que rezassem por ele.

No enfrentamento de muitos problemas, angústias e aflições - tantos, que motivaram a renúncia do papa antecessor -, o Papa Francisco tem feito o que pode. Mas nunca ninguém pode tudo.

Assim, se você tem algo a reclamar de Francisco, se ele não acolheu tal ou qual demanda, se não realizou esta ou aquela reforma, se não cumpriu a agenda que você tinha imaginado para ele; então faça você  mesmo. Faça o seguinte:

FAÇA TODO BEM QUE LHE FOR POSSÍVEL FAZER, E O ENVIADO DE JESUS SERÁ VOCÊ!



4 comentários:

  1. VIVA O PAPA FRANCISCO!

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito. Não sou católica e nunca gostei de nenhum papa. Nem mesmo sou cristã; sou HOLÍSTICA. Mas simpatizei com o Francisco e me amarrei neste artigo do Washington. gosto de fazer o bem: todo bem que me for possível fazer. Maria Anonimata.

    ResponderExcluir
  3. Creio q neste texto está dito muito do que a maioria das pessoas acha do Papa Francisco. Quem poderá se opor a tão esplêndida figura humana? Simplicidade, solidariedade, fé,despojamento, entrega,caridade,firmeza nas palavras e nas ações,justiça... É de fato Francisco o mais genuino representante de Cristo entre nós.Que outros Franciscos apareçam e se multipliquem,santo e humano tal qual o Cristo. Bem disse Washington no seu excelente escrito: comecemos por cada um de nós. Amélia Bezerra

    ResponderExcluir
  4. O novo enviado do Senhor está a renovar a minha fé - tradicionalente católica - mas, essencialmente cristã. Esse texto de Washington será a pauta de meu grupo de oração de 2ª-feira (de 13hs às 13h30min) no trabalho. Isso se meu colega que me ajudará a conduzir a oração permitir. E ele há de permitir!
    Washington, você certamente está fazendo o bem com essas mensagens belíssimas sobre a força do amor de Cristo.

    Diego Monte

    ResponderExcluir