Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

2013: o bicho pegou e vai continuar pegando. O gigante deve voltar às ruas para completar a missão. Pode até valer-se da Jornada Mundial da Juventude

O ministro Gilberto Carvalho, que Lula, quando presidente, entre um esporro e outro, chamava carinhosamente de "Gilbertinho" (foi o próprio Gilberto quem contou que Lula gritava com ele) profetizou em 2012: "Em 2013 o bicho vai pegar". Profeta de meia-tigela, Gilberto acertou no bicho, mas errou quanto à caça que o bicho iria pegar. Para quem não lembra, recordo que o ministro chefe da Casa Civil de Dilma e eterno serviçal de Lula estava aflito com denúncias contra seu ídolo, e pretendia mobilizar a militância lulista na defesa do ex-presidente:

"...o ano que vem aí, e vem brabo...vocês sabem desse ataque sem limites que estão fazendo ao nosso querido presidente Lula... vamos descansar bem agora, porque em 2013 o bicho vai pegar".

O ministro estava preocupado também com o desgaste que o julgamento do mensalão trouxera ao PT, e contava com as massas na rua para reavivar a chama do partido. O próprio José Dirceu, já condenado, em uma reunião com seguidores, conclamou a juventude, a militância do PT e os movimentos sociais a irem às ruas para fazer o "julgamento do julgamento" do mensalão.

Vários outros petistas movimentaram-se neste sentido insurreicional, pretendendo usar a pressão das massas nas ruas para elevar o poder do PT acima das leis, começando pela desmoralização do Supremo Tribunal Federal e restabelecimento da censura (que os liberticidas chamam de "controle social da mídia" e outros eufemismos). Se o bicho tivesse pegado nessa direção, talvez que se tivesse concluído por uma Marcha Sobre Brasília (especialmente sobre o STF), nos moldes da Marcha sobre Roma com que os Camisas Negras levaram Mussolini ao poder autoritário fascista.

Bem, deu tudo errado para os corruptos e autoritários. O bicho pegou, mas contra eles. O bicho que foi às ruas foi o bicho da democracia: protestando contra o governo do PT, há 10 anos no poder. O bicho exigiu transporte, segurança, saúde e educação de qualidade. O bicho clamou contra a corrupção e o desperdício do dinheiro público.

Todavia, o bicho deve voltar às ruas para completar o serviço. No que o bicho arrefeceu o ímpeto, os políticos enroladores recomeçaram com suas enrolações. A presidente Dilma inventou e insiste em um plebiscito fajuto cujo principal objetivo é aprovar o financiamento público de campanhas, para encher com bilhões de reais as burras dos partidos, forrar os bolsos dos políticos; sendo que o PT, por ter a maior bancada federal, seria o principal beneficiário.

O Gigante precisa continuar acordado, deve mandar sinais de que está alerta e vigilante. Pode aproveitar para isso a Jornada Mundial da Juventude, a presença mobilizadora do Papa Francisco. Certamente, desejamos e oramos por uma Jornada de paz. Todavia, manifestações cívicas podem ser também pacíficas. Não será preciso jogar pedras nem tocar fogo em nada. Mas se pode falar, se pode bradar, se pode clamar por entre as multidões. Pode-se dar alegria, beleza e vigor aos eventos da Jornada Mundial da Juventude com os cartazes sempre tão criativos como os que se viram  nas Jornadas de Junho. Vão aqui três singelas sugestões:

"PLEBISCITO: os corruptos já condenados devem ir imediatamente para a cadeia? Sim ou Não?";

"Censura no Brasil nunca mais. Controle social da  mídia é o *§&*@+¢*!#%$8-§**";

"Transporte, segurança, saúde, educação e abaixo a corrupção. É isso que queremos. Deixem de enrolação"; 





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário