Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Sobre a convivência democrática: José Emilson, José Calistrato e eu estaremos juntos mais uma vez; agora em solidariedade ao Rede Sustentabilidade

Esses Josés do título são bravos entre os bravos. Conheço-os de dentro da luta. Emilson das lutas dos "anos de chumbo"; Calistrato, da luta da Anistia, cabendo aqui um parágrafo de explicação.

Na campanha pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, eu, como presidente do Comitê Brasileiro pela Anistia/secção-João Pessoa, estava lutando nas ruas; Calistrato estava preso, mas estava lutando. Emilson também estava preso e lutando. Nunca pararam de lutar. Quando foram soltos, Emilson e Calistrato já eram legendas. Reencontrei um velho companheiro e conheci pessoalmente quem já conhecia de muitas e heróicas referências. Depois disso estivemos juntos em algumas lutas; em outras, não. Numa luta atual, por sinal, estamos em campos opostos: eles querem a revisão da Lei da Anistia, eu defendo a Lei da Anistia. Não vou me demorar nesse assunto porque já escrevi um livro sobre isso, lançado e debatido na Paraíba e em Pernambuco; e que está disponível eletronicamente no Portal 100 Fronteiras (www.portal100fronteiras.com.br). O que pretendo ressaltar é a convivência democrática.

Com efeito, na democracia moderna tem sido possível a convivência e o diálogo entre pessoas de ideologias diferentes, ou mesmo opostas. O símbolo maior desse diálogo e convivência foi o político e filósofo italiano Norberto Bobbio, que, sendo democrata e liberal, longa e proficuamente dialogou durante décadas com os comunistas. Emilson, Calistrato e eu fomos bolchevistas na juventude. Eles permanecem severos bolchevistas; eu passei a abominar o bolchevismo e firmei convicções democráticas e liberais. Não obstante, dialogamos. De vez em quando convergimos em uma luta. Agora convergimos em solidariedade ao Rede Sustentabilidade, partido que alguns políticos descarados, como o Gilberto Kassab, tentam inviabilizar, com o intuito de impedir uma possível candidatura de Marina Silva a Presidente da República.

Calistrato,  que já havia declarado sua presença no evento desta quarta-feira em O Sebo Cultural, acaba de me comunicar a confirmação da presença de Emilson.

Como Calistrato e Emilson, muitos dos que irão assinar em favor do Rede não tem intenção de se filiar ao novo partido; mas outros, sim, terão essa intenção. Especialmente para estes é importante dizer que o representante do Rede na Paraíba, advogado Hilário Júnior, enviou mensagem reconfirmando sua presença em O Sebo Cultural, estando em condições de prestar todas as informações aos que queiram participar da organização e vir a compor o Rede Sustentabilidade.

Enfim, só para relembrar: quarta-feira, 29/05, a partir das 17 horas - O Sebo Cultural: Av. Tabajaras, 848, centro, João Pessoa-PB.
VENHA LANÇAR A REDE SOLIDÁRIA.



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário