Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Rede de solidariedade ao Rede Sustentabilidade: na Festa 100 Fronteiras em Homenagem a Leôncio Vilar, o "Embaixador do Abacaxi"

Na Festa 100 Fronteiras que será realizada em Homenagem a Leôncio Vilar, "O Embaixador do Abacaxi", serão colhidas assinaturas para construção do Rede Sustentabilidade, partido que está sendo gestado com a liderança da líder ambientalista Marina Silva. A assinatura de apoio não implica filiação, e muitos do que estão dispostos a assinar pelo novo partido já têm filiação partidária e não pretendem mudar de legenda; assinarão por solidariedade.

Desde a tentativa casuística e autoritária engendrada na Câmara Federal para inviabilizar a criação de novos partidos - visando, especialmente, impedir Marina Silva de ser novamente candidata a Presidente da República -, cresce no Brasil uma rede de solidariedade ao Rede Sustentabilidade.

Nós vamos nessa onda. Aproveitando a oportunidade da Festa 100 Fronteiras, que deve juntar muita gente "cuca fresca" (como se dizia antigamente) no Restaurante do Arruda, falei com o homenageado, meu amigo Leôncio, e com o organizador do evento, meu amigo Arruda, para na ocasião colher assinaturas solidárias. Ambos concordaram, e até com entusiasmo. Leôncio faz questão de assinar em primeiro lugar. Arruda, que é militante do PSOL, garantiu que vai conclamar companheiros seus a também assinarem, e que o primeiro a ser chamado a assinar será Renan Palmeira, o jovem e brilhante líder que teve uma atuação tão significativa como candidato a prefeito de João Pessoa na eleição do ano passado.

Entendo que essa solidariedade ao Rede - e a outros partidos ameaçados pelo autoritarismo, como o Mobilização Democrática - é uma resposta importante a um casuísmo tão descarado. Destacando-se o descaramento do presidente do PSD, Gilberto Kassab, um dos mais empenhados em inviabilizar os novos partidos. Como se sabe, quando do processo da sua criação, o PSD entrou na Justiça para garantir os direitos que hoje quer ver negado ao Rede e ao MD. O PSD entrou na Justiça e venceu. Mais que isso, ao decidir em seu favor, o STF fez jurisprudência; e é por essa jurisprudência que a artimanha casuística foi barrada no Supremo (por decisão liminar, que deve ser confirmada pelo plenário).  

Então, vamos jogar a rede? Quem quiser ser solidário é só aparecer na Festa 100 Fronteiras. Dia 18, sábado próximo, a partir das 11 horas e por toda a tarde.

Agora, um pouco de comercial:
Lá na encantadora Praia do Bessa, o Restaurante do Arruda é um dos recantos mais aprazíveis do litoral pessoense, amplo e lindamente arborizado: serve frutos do mar e outros quitutes deliciosos preparados pela afinada equipe da extraordinária Madame Arruda; a cerveja está sempre geladíssima; tem cachaças, vinhos e uísques de qualidade; o atendimento é nota 100, sempre com a atenciosa supervisão do 'Chef' Arruda'. Na praça da Rua Fernando Luiz Henrique, bem próximo ao não menos famoso Restaurante Sal e Brasa.

Um comentário: