Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Na Venezuela, com Nicolás, o fascismo ficou maduro

Hugo Chávez estabeleceu na Venezuela um regime populista autoritário de vocação fascista: sujeição de todos os poderes ao executivo, sujeição do Estado ao partido, sujeição do partido ao chefe.

Com Chávez, a Venezuela caminhava para o fascismo; agora, com Nicolás, o fascismo ficou maduro. Esse trocadilho é infame, mas não é a única infâmia advinda do fascismo maduro-chavista:

a) A juíza María Lourdes Afiuni continua em prisão domiciliar. Encarcerada em 2009 por ter tomado decisão judicial que desagradou o presidente Hugo Chávez, a juíza, segundo relato dela mesma, foi estuprada na cadeia. A Anistia Internacional confirmou as perseguições chavistas e deu destaque à ignomínia praticada contra a juíza Afiuni, que, sem julgamento, ficou atrás das grades por quase três anos;
b) Nicolás Maduro foi eleito através de fraude;
c) Como resposta aos protestos da oposição, as milícias maduro-chavistas mataram oito pessoas, e o governo culpou a oposição (semelhante ao que fizeram os nazistas, que tocaram fogo no Reichstag e culparam os comunistas);
d) O chavista Diosdado Cabello, presidente do Parlamento, cassou a palavra dos parlamentares de oposição;
e) A maioria chavista do Parlamento espancou a minoria oposicionista, sob aprovador riso de escárnio do presidente Diosdado;
f) O chefe Maduro está providenciando milícias ao estilo dos Camisas Negras do fascismo italiano e das SS e Gestapo do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães/Nazista. O novo chefe venezuelano chama suas milícias de ''operárias". De Chávez ele herdou cerca de 130 mil milicianos, mas quer mais: "Trezentos mil..., um milhão, dois milhões de trabalhadores e trabalhadoras uniformizados e armados". 

Desde as primeiras internações de Chávez que se montara uma terrível máquina de mentiras e mistificações para manter o povo subjugado à mítica do chefe infalível. Com a incapacitação e morte do chefe, estas mentiras e mistificações foram ao paroxismo. Entre outras indecências, Chávez foi identificado com Jesus Cristo, elevado ao grau de divindade,... e falou ao novo chefe na forma de um passarinho ("pajarito").

Antigamente, tais extravagâncias supersticiosas repugnariam a esquerda marxista, ciosa da sua austera doutrina e ciência do materialismo-dialético. Hoje, parte significativa da esquerda marxista comunga com o fascismo maduro-chavista. No Brasil, inclusive, esse fascismo do século XXI conta com muitos simpatizantes.

Todavia, se o fascismo chavista amadureceu, não ficou forte; pelo contrário, já está apodrecendo. Um dos motivos da fragilidade do fascismo de Maduro é que ele não é o fascista mais maduro e feroz (outro trocadilho infame; mas que se há de fazer) do regime que chefia. O fascista mais experiente e feroz da Venezuela é o já referido Diosdado Cabello, número 2 do chavismo até ser preterido por Chávez quando este se viu perto da morte. Dizem que Hugo Chávez se decidiu por Maduro devido à assustadora ambição e total falta de escrúpulos do riquíssimo Diosdado.

Outro condicionante da fragilidade do regime fascista venezuelano é que a situação sócio-econômica do país está uma desgraça: a violência é alarmante; a inflação disparou; ocorre desabastecimento generalizado, desde alimentos até papel higiênico.

A esperança da Venezuela é que a oposição cresceu muito (tanto que se não houvesse sido roubada teria vencido a eleição presidencial) e vai se organizando razoavelmente. Porém, enfrentar regimes fascistas é missão duríssima.  

2 comentários:

  1. Artigo corajoso. No Brasil, o que mais tem é marxista puxa-saco do fascismo bolivariano.

    ResponderExcluir
  2. Ouvindo pajaritos, Nicolás está maduro para ir para o hospício.

    ResponderExcluir