Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O PETRÓLEO NÃO É DELES, O PETRÓLEO É NOSSO! Ato Público em O Sebo Cultural mobiliza artistas, intelectuais, advogados, jornalistas, professores, estudantes, operários, políticos e poetas; e marca resistência paraibana

O Ato Público pela derrubada do veto presidencial à distribuição dos royalties do petróleo, realizado ontem - 13/12 - em O Sebo Cultural, mobilizou artistas, intelectuais, advogados, jornalistas, professores, estudantes, operários, políticos e poetas. Marcou a resistência da Paraíba. Foi uma beleza.

Alexandre Guedes, advogado e militante dos Direitos Humanos, da OAB-PB, conduziu os trabalhos. Rafael Freire, vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ, esteve prestigiando o evento na companhia dos também líderes da categoria Cida Melo e Josinaldo Freitas; uníssonos na defesa da justiça distributiva. Radamés Cândido representou o Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana, o que começa a trazer para o palco dessa luta a decisiva classe trabalhadora. O médico, romancista, cantor, poeta-compositor e intelectual militante socialista-católico Romeu de Carvalho explanou sobre a conjuntura política que levou à aprovação da Lei dos Royalties e enfatizou o quão urgente se faz a vigência de tal lei distributiva. Rui Galdino, militante trabalhista histórico, do velho e bravo PDT do Brizola, fez o discurso mais inflamado em defesa do Nordeste, chegando a propor que, a continuar sendo a nossa sofrida região desprezada e defraudada, seria melhor levar em frente a proposta poética de Bráulio Tavares e Ivanildo Vilanova: decretar o NORDESTE INDEPENDENTE. O professor e também poeta Ivaldo Gomes, expoente da luta pela Democracia Participativa, falou sobre a importância dos nordestinos para a grandeza do Brasil, ressaltando que foi a brava gente nordestina que construiu Brasília e alavancou o crescimento de São Paulo. Coube ao intelectual, jornalista e inventor Reginaldo Marinho ponderar sobre a necessidade de manter o Brasil unido: lutar pelo Nordeste, mas não propor divisão.

Por enquanto, adia-se a Guerra de Secessão ("Eita Pau Pereira, que em Princesa já roncou! Eita Paraíba, Mulé Macho, Sim Sinhô!"). Mas, aqui pra nós, essa turma do Cabral, lá do Rio Maravilha, tá de sacanagem e abusando da nossa paciência. Afinal de contas, O PETRÓLEO NÃO É DELES, O PETRÓLEO É NOSSO!

Sendo o petróleo de todos os brasileiros, o veto à justa distribuição foi um esbulho. Derrubá-lo é uma questão de justiça. E também uma questão de vigilância: os representantes dos estados que querem o petróleo só para eles estão enfiados em tenebrosas transações para melar a votação do veto, marcada para esta terça-feira (18/12). Por isso mesmo o nosso combativo vereador Marco Antônio propôs uma VIGÍLIA CÍVICA até lá, até que a distribuição dos royalties do petróleo para todos os estados brasileiros esteja garantida. Essa proposta veio na sequência de um discurso em que Marco Antônio reduziu a pó os argumentos dos que querem a exclusividade dos royalties.

Não será o caso de que eu vá aqui repetir os argumentos do vereador Marco Antônio, mesmo porque não saberia fazê-lo à altura. Então solicito ao próprio que coloque tais argumentos em papel (quer dizer: no computador) e nos envie para publicação.

Registre-se que Marco Antônio é vereador eleito, ainda não assumiu, assume no dia 1º de janeiro. Vale dizer: não assumiu o cargo, mas já assumiu a luta.
Antes de começar, Marco Antônio já começou bem.

VIVA A PARAÍBA! VIVA O NORDESTE! VIVA O BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário