Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Heriberto Coelho mobiliza e Ato Público pela derrubada do veto à distribuição dos royalties do petróleo bomba na internet

A iniciativa para realização de Ato Público aqui em Jampa Capital pela derrubada do veto presidencial à Lei dos Royalties - aprovada no Congresso Nacional por ampla maioria - foi deste Portal 100 Fronteiras. Inicialmente, uma convocação tímida e acanhada. Mas a coisa foi pegando e alastrou-se pela net: está, como se diz, bombando. Além da importância dos interesses em disputa, concorreu decisivamente para a alta receptividade da mensagem: 1) que o local de realização seja O Sebo Cultural; 2) que o diretor-presidente de O Sebo Cultural, Heriberto Coelho, tenha atuado na mobilização, ainda que em cima da hora.

 Enquanto sob nossa responsabilidade, a mobilização/divulgação andou, mas andou devagar, feito uma tartaruga cívica. Bastou uma ajuda de Heriberto, e a tartaruga virou coelho. Foi Heriberto Coelho quem contactou as entidades e partidos que estão dando apoio ao evento, elaborou o belo convite e o alastrou nas redes sociais. Ele é o maior mobilizador cultural da Paraíba. Se não houvesse brigado com o governador Ricardo Coutinho, Heriberto Coelho deveria ser presidente do Espaço Cultural. Walter Santos, jornalista-empresário e um dos mais importantes multimídias do Brasil, lamenta que Heriberto não tenha sido escolhido pelo prefeito eleito Luciano Cartaxo para presidir a FUNJOPE (todavia, registre-se, Walter reconhece o valor de Maurício Burity, o escolhido de Cartaxo).

Vamos em frente: Política também é Cultura. E Heriberto realizou uma grande mobilização para o evento de hoje (13/12 às 18:30 h.) em O Sebo Cultural. O petróleo, todos sabem, é uma magna questão política e cultural: recordem a campanha liderada, dentre outros, por Monteiro Lobato: O PETRÓLEO É NOSSO!

O Sebo Cultural, mais uma vez, vai ter casa cheia. Quem duvidar, é só comparecer. Depois do Ato Público, belos shows musicais. No próprio Ato Público, teremos a exibição do nosso hino de luta: Nordeste Independente, na voz apocalíptica da profetiza Elba Ramalho.

Como antecipação, transcrevemos as duas últimas estrofes do  magnífico cordel composto por Bráulio Tavares e  Ivanildo Vilanova e cantado por Elba, sendo que a fala final, dizendo que "o povo não é besta", é um improviso da cantora: oportuno, feliz improviso.

Obs. Como o poeta-filósofo Bráulio Tavares já explicou mais de uma vez, Elba usou, na gravação que ficou famosa, apenas umas poucas das muitas glosas que ele e Ivanildo Vilanova fizeram sobre o mote "Imagine o Brasil ser dividido / e o Nordeste ficar independente".

Nordeste Independente

Bráulio Tavares e Ivanildo Vilanova


Se isso aí se tornar realidade
E alguém do Brasil nos visitar
Neste nosso país vai encontrar
Confiança, respeito e amizade,
Tem o pão repartido na metade,
Tem o prato na mesa, a cama quente,
Brasileiro será irmão da gente,
Vem pra cá que será bem recebido:
Imagine o Brasil ser dividido
E o Nordeste ficar independente.


Eu não quero com isso que vocês
Imaginem que eu tento ser grosseiro,
Pois se lembrem que o povo brasileiro
É amigo do povo português.
Se uma dia a separação se fez,
Todos dois se respeitam no presente,
Se isso aí já deu certo antigamente
Nesse exemplo concreto e conhecido:
Imagine o Brasil ser dividido
E o Nordeste ficar independente.


Povo do meu Brasil,
Políticos brasileiros:
Não pensem que vocês nos enganam,
Porque nosso Povo não é besta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário