Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Corrupto condenado, Zé Dirceu vai para a cadeia. O PT não precisa ir junto, nem cabe na cadeia

O Supremo Tribunal Federal condenou Zé Dirceu por crime de corrupção ativa. Pende ainda sobre o réu a acusação de "formação de quadrilha", sendo ele apontado pelo Ministério Público como o chefe da "sofisticada organização criminosa". Zé Dirceu, "primeiro-ministro" no primeiro Governo Lula, irá para a cadeia, havendo dúvida se cumprirá a pena em regime fechado ou semi-aberto.

Não há surpresa nessa condenação. As evidências do comando de Zé Dirceu no esquema do mensalão saltam aos olhos de todos os observadores. Todavia, Dirceu encontra quem o defenda. Certamente, não o fazem por não acreditar no seu comando, o fazem precisamente porque o aceitam como comandante: porque o admiram, porque o amam, porque o idolatram.

Esta seita de dirceuzistas é ramificada, embora com núcleo no PT. Mas o PT é maior do que esta seita de fanáticos.

A seita dos fanáticos dirceuzistas tem feito arreganhos totalitários contra as instituições democráticas. Dirceuzistas graúdos impuseram à cúpula do PT uma nota de solidariedade a Dirceu com ameaças veladas ao STF e à imprensa. O próprio Dirceu avisou que, passado o segundo turno das eleições, será o momento da reação.

Em suma: Zé Dirceu e seus diretos paus-mandados preparam um ataque às instituições democráticas brasileiras. Ousadia não lhes falta. Ousadia, aliás, que sempre foi característica dos totalitários.

O PT, no entanto, como já disse, é maior do que isso. Pela sua imensa maioria não se deixará levar pela aventura tresloucada de fazer da defesa de corruptos bandeira de luta. Não se deixará levar pela pregação totalitária de submeter politicamente o Poder Judiciário e de calar a mídia oposicionista, restabelecendo a censura dos tempos da ditadura.

O lugar do corrupto Zé Dirceu - e de outros corruptos mensaleiros menores -, como já decidiu o Supremo, é na cadeia. O lugar do PT não é na cadeia, mesmo porque o PT não cabe na cadeia. O PT é um partido que, com seus acertos e erros, é importante para a democracia brasileira. Seria uma pena que - ao invés de aprender com os erros, de  expurgar corruptos e quadrilheiros, de renovar-se democraticamente, de retornar a antigos valores éticos, de submeter-se aos ditames do Estado Democrático de Direito - caísse sob o domínio do fanatismo dirceuzista.

Os petistas decentes e democratas - e os há - devem começar a reagir ao discurso dos fanáticos. Devem decidir se ficam com a Democracia ou com a aventura totalitária dirceuzista que se desenha.

8 comentários:

  1. Lugar de corrupto é na cadeia. Corrupto de qualquer partido.

    ResponderExcluir
  2. Ainda que preso, Zé Dirceu poderá comandar sua quadrilha de dentro da cadeia.

    ResponderExcluir
  3. Mexeu com Dirceu, mexeu comigo.

    ResponderExcluir
  4. Corrupto bom é corrupto preso.

    ResponderExcluir
  5. O PT não pode ser ingrato com Dirceu. Se não fosse Dirceu o PT não teria chegado ao poder.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber se o fato de terem lutado contra a ditadura tornam políticos inimputáveis?

    alguns outros apenas picho muros e se auto-intitula combatente contra a ditadura.

    uma coisa é certa é indiscutível, inegável. tudo que ocorria no PT estava sob o controle de Zé Dirceu, ele viajava para todos os estados e cidades para decidir a quem apoiar, em qual partido votar, além do PT

    ResponderExcluir
  7. Ao Anônimo 13 de outubro de 2012 15:55.
    O que você diz acaba de ser confirmado em brilhante artigo de um amigo de Zé Dirceu, que, inclusive, foi preso político com ele e trocado pelo embaixador americano. É o jornalista Flávio Tavares. Não deixe de ler o artigo, na Tribuna da Imprensa.

    ResponderExcluir
  8. A coisa tá começando a pegá fogo. Eu quero vê a páia da cana voá.

    ResponderExcluir