Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 4 de agosto de 2012

Porque defendo a candidatura de Alexandre Guedes para Senador-2014

Quem me lê sabe que não simpatizo com o PT, que faço dura crítica ao autoritarismo petista e que não tenho nenhum apreço pelo ídolo maior dos petistas, o ex-presidente Lula da Silva. Não obstante tenho defendido que se vá construindo a candidatura de um destacado militante do PT para o Senado nas eleições de 2014. Cabe explicação, e não me será difícil explicar:

a) Antipatizo e critico o PT de forma geral, mas no PT tem pessoas decentes que, apesar do PT, podem desenvolver um trabalho relevante para a democracia;
b) Embora crítico do PT, tenho mais apreciado que depreciado o desempenho da presidente Dilma Rousseff, a meu ver uma petista atípica que tem resistido às atitudes mais deletérias do PT;
c) Antipatizando o PT, não me sinto empolgado por nenhum outro partido político brasileiro, daí que me atenho mais ao histórico dos políticos do que aos seus partidos;

Sobre a construção da candidatura de Alexandre Guedes ao Senado-2014:
Conheço Alexandre Guedes desde quando juntos participamos da campanha de Leonel Brizola para Presidente da República. Posso dar testemunho da sua coragem, tenacidade, dedicação às causas que abraça. Ele é militante do PT ligado à área de Direitos Humanos. Aliás, o advogado Alexandre Guedes é destaque internacional nessa área, que me é especialmente cara. Nesse campo, temos discordâncias graves, porquanto Alexandre, e a esquerda radical em geral, no meu entender, por dependência ideológica, vê, mede e pesa diferentemente as violações aos direitos humanos em cada país. A ditadura de Cuba, por exemplo, para a esquerda radical, tem salvo conduto para todas as violações. Porém, mais me importa o benefício que o diligente advogado Alexandre Guedes pode fazer ao proteger os direitos humanos no Brasil do que a sua cegueira em relação às violações aos direitos humanos em Cuba. Ressalto um outro aspecto: Alexandre Guedes tem discutido essas questões em diversos foros, inclusive comigo. Prefiro ter no Congresso Nacional um senador com o qual discordo em certas questões, mas com quem posso discutir; do que um que não sei o que pensa, que não tem interesse em discutir e que está disposto a expressar apenas o que pode imediatamente atrair votos. A democracia moderna precisa construir caminhos dialogados entre setores que já se pensaram como irredutivelmente antagônicos. Na Paraíba, construir uma candidatura como a de Alexandre Guedes ao Senado será uma grande experiência. Estou disposto a participar dessa experiência e confio no seu êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário