Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

"Ô, mulé, dá uma pena!": repito a expressão usada por Cláudia Carvalho para deplorar que gente decente se esforce para defender pilantras mensaleiros

Para falar das tolices da ex-primeira dama Rosane Collor ditas em entrevista ao Fantástico, a excelente jornalista Cláudia Carvalho, no ParlamentoPB, usou a saborosa e nostálgica expressão que vai no título. Nostálgica porque, em tempos idos, lá no meu interior brejeiro, muito a ouvi da boca das comadres da minha mãe, Dona Alice. É, ao mesmo tempo, compadecimento e censura em relação a comportamentos tolos de gente de bem.
Dá-se o caso que dois jornalista a quem muito prezo pela dignidade e caráter estejam forçando suas reconhecidas inteligências para defender pilantras mensaleiros da quadrilha do mensalão.

Walter Santos e Rubens Nóbrega poderiam continuar devotados ao PT, ao Lula e à causa sem os apelos pueris a que são forçados por tentarem demonstrar o indemonstrável e sustentar o insustentável.

Vejam: um e outro, para defender mensaleiros, insinuam a força maléfica da "grande mídia", que teria urdido uma farsa para prejudicar uma gente brava e idealista.
Deus do céu!, Rubens escreve, desde há muito, com liberdade e coragem, na... grande mídia. No Jornal Correio da Paraíba (Sistema Correio) fez história. De lá saiu porque não se dobrou às imposições de um governador tirano. Hoje escreve no jornal de um outro grande sistema de comunicação, o Sistema Globo, o maior do Brasil.

Walter Santos não apenas escreve em um portal e em uma revista da grande mídia, ele é fundador, dono e presidente do sistema de comunicação pelo qual se comunica; um sistema que já se coloca entre os mais fortes de toda a região Nordeste, o WSCOM (sendo o W de Walter e o S de Santos).

É possível que Walter e Rubens, ao se referirem à grande mídia, visem apenas às matrizes da grande mídia sulista, e não a filiais ou órgãos da mídia paraibana e nordestina. Essa grande mídia será facilmente identificada: TV Globo, O Globo (jornal impresso e online), Veja (revista impressa e online) Folha de São Paulo (jornal impresso e online), O Estadão (jornal impresso e online).

Vamos considerar essa grande mídia, não sem antes expor lição já resultante da observação da atuação dos referidos jornalistas na imprensa local: no Brasil, a imprensa (mídia em geral) é livre e de alta qualidade não porque cada órgão seja em si mesmo exemplo das virtudes que se requer em tão melindroso ofício (honestidade, imparcialidade etc); é livre e de qualidade porque é plural e competitiva.

Ao ponto: A Rede Globo pode hoje não gostar de Lula (sei lá; acho que a Globo está gostando da Dilma), mas já gostou. Tanto que fez tudo para derrubar Brizola e colocar Lula no segundo turno das eleições presidenciais de 1989. Dizem que, depois, deu uma mãozinha ao Collor de Mello. Pode ter sido. Porém, a Globo não mais reina sozinha. Tanto não reina que a Record acaba de exibir com exclusividade o maior evento do Planeta, as Olimpíadas de Londres. Todos sabem que o dono da Record é o bispo Edir Macedo. E sabem de quem o bispo Macedo é aliado? Pois é: do Governo do PT. Talvez o bispo da Universal seja mais devotado ao Governo do que a Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Veja, certamente, não gosta do PT; mas o PT já gostou da Veja. Foi no tempo em que a Veja denunciava as "maracutaias" do Governo Collor de Mello, que o PT queria derrubar. Parlamentares petistas subiam à tribuna para esculhambar o Presidente Collor brandido um exemplar da revista como se fora uma espada flamejante. Mas é verdade que a Veja não gosta do PT. Todavia, tem concorrente da Veja que gosta do PT e, especialmente, idolatra Lula da Silva. É o caso, por exemplo, da revista Carta Capital, do mesmo Mino Carta que foi, por muitos anos, editor da Veja. A Carta Capital tem em toda banca de revista. Nenhum petista ou adorador de Lula está proibido de comprar Carta Capital, nem é obrigado a comprar a Veja.

A Folha de São Paulo, pelas barbas do Profeta!, metade da redação da Folha de São Paulo é composta por petistas de carteirinha ou simpatizantes. Um dos seus mais antigos e respeitáveis articulistas, o Jânio de Freitas, tem, aliás, dedicado-se ultimamente à tarefa de provar que o mensalão não existiu e que Zé Dirceu é a reencarnação de Joana D'Arc. Porque, então, lulistas, petistas e lulo-petistas se incomodam com a Folha de São Paulo? Porque eles não querem dominar apenas metade da redação, querem dominar toda a redação, a edição e a direção.

O Jornal O Estado de São Paulo (Estadão) sempre foi um tanto conservador, e, assim, arredio aos partidos de esquerda. Mas tem direito de ser conservador, pois não? Ou os lulos e petistas querem impor, por decreto, que todo órgão da mídia seja progressista?

Tem mais. O Lula, quando presidente, gastou uma nota preta para criar um TV estatal, que continua consumindo os tubos de dinheiro: TV Brasil. Ninguém assiste às coisas lindas e edificantes nela programadas pela inteligência progressista dos petistas, por isso foi apelidada de TV Traço (traço, na medição do Ibope, é a audiência desprezível, próxima de zero). Em compensação, na net, muitos portais e blogs simpáticos a Lula, ao PT e ao Governo do PT são intensamente visitados.

Tem por aí, e faz tempo, uma enormidade de mídia (pequena, média e grande) falando bem de Lula e do PT. Tanto tem que Lula e o PT chegaram ao poder. Nunca antes na história deste país um político foi tão incensado pela mídia quanto o foi Lula. E continua sendo. Porém, como o Brasil é um país democrático, a louvação não é unânime. Essa conversa de "grande mídia" contra o PT e contra Lula faz parte da tentativa de conseguir a unanimidade, de submeter toda a mídia ao controle do Estado petista.

Como se sabe, José Dirceu é, abaixo de Lula, o chefe e ídolo maior do petismo. Uma crítica ao Zé Dirceu equivale, para os petistas, a um ato de lesa-majestade. Portanto, o termo "grande mídia", na boca dos petistas, significa tão somente aquela parte da mídia que ainda não foi subjugada, que não reza pela cartilha do petismo.

Vou parar por aqui, não por ter esgotado o assunto, mas para melhor pensar o segundo capítulo, que se chamará: "O Nome da Rosa e o Nome do Mensalão".





  

Um comentário:

  1. Falou e disse. Mensaleiro é mensaleiro, caixa dois, seja o q for é ladrão mesmo. Esses jornalistas estão falando besteira. PT, PTB, PL, qualquer P é tudo a mesma m.... P... q p....

    ResponderExcluir