Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 4 de agosto de 2012

Anos de Chumbo e Anistia: um debate de verdade em O Sebo Cultural

Quinta-feira passada, 02 de agosto, lancei, em O Sebo Cultural, o livro A Comissão e a Verdade - Sobre "anos de chumbo" e Anistia. Prefácios do historiador José Octávio de ARRUDA MELLO e do filósofo Iremar Bronzeado.
Quero agradecer muito especialmente à Professora da UFPB Maria Alves da Rocha, minha adorada irmã, Mestra em Língua Portuguesa, que fez a revisão ortográfica e deu-me preciosos conselhos estilísticos.
O evento foi um sucesso, como sói acontecer com tudo que é promovido pelo guerrilheiro artístico-cultural Heriberto Coelho. Casa lotada, grande quantidade de exemplares vendidos e autografados.
Houve debate em mesa-redonda, aberto por palestra do autor, mediado por Heriberto, composta ainda a mesa por Romeu de Carvalho, Alexandre Guedes, Ivaldo Gomes e Calistrato Cardoso. Debate de verdade, porque se enfrentaram defensores da Lei da Anistia com aqueles que pretendem a sua revisão. Debate acalorado que se estendeu da mesa para o conjunto dos presentes. Por enquanto, não retorno ao tema, quero apenas enfatizar que, encerrado o confronto de idéias, voltamos a confraternizar na mesma e velha amizade democrática.

Já estão sendo organizados, para breve, mais dois novos lançamentos: em Natal e em Recife. Previsto também lançamento em Brasília, ainda este ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário