Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Os autoritários do PT e CUT preparam um golpe fascista ou estão apenas bêbados?

Os fascistas e nazi-fascistas foram mestres em utilizar instrumentos democráticos combinadamente com golpes de força para atingir o poder, permanecer no poder e ampliar o poder. Esta combinação foi eficaz na Itália, com Mussolini, e na Alemanha, com Hitler. No Brasil está sendo engenhada por "altos companheiros" do PT e da CUT, em face do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal daqueles que, segundo denúncia do Ministério Público, formaram uma quadrilha para corromper congressistas, no episódio conhecido como ""escândalo do mensalão". Primeiro foi o ex-ministro José Dirceu, denunciado pelo MP como "chefe da sofisticada quadrilha", que conclamou estudantes pelegos a irem às ruas defender os denunciados. Se ficasse nisto, estaria barato, seria apenas, como disse o Ministro Marco Aurélio, o exercício do "jus esperniandis". Mas Dirceu foi secundado pelo recém eleito presidente da CUT (Central Única de Trabalhadores), Vagner Freitas, com uma ousadia tipicamente fascista. Ele peitou abertamente o STF: "Não pode ser um julgamento político. Se isso ocorrer, nós questionaremos, iremos para as ruas".
Claro está que, para Vagner, se os réus forem condenados o julgamento terá sido viciado. Claro está que Vagner exige a absolvição dos réus, sob pena de rebelião contra o Supremo.

Suponhamos a condenação do "chefe" e de alguns chefiados (ou todos), fazendo levantar nas ruas o protesto do PT do Dirceu e da CUT do Vagner. Se o STF não se dobrar ao clamor da turba dirceuzista-vagneriana, a turba invadirá o STF? Destituirá, na porrada, seus ministros? Aclamará Zé Dirceu como presidente do Supremo?

O jornalista/blogueiro Ricardo Noblat supôs loucura ou embriaguez para a audaciosa fala de Vagner Freitas, como a minimizar-lhe o perigo. Pode ser. Mas não custa lembrar dois episódios do passado fascista e nazi-fascista:

1) Mussolini, robustecido por amplo apoio de massas, marchou sobre Roma com seus "camisas negras" para promover o golpe que instaurou o regime fascista na Itália;
2) Antes de chegar ao poder pela via eleitoral, Hitler tentou um golpe de força: o episódio do "Putsch de Munique", também conhecido como "Putsch da Cervejaria", porque Hitler e seus comparsas tramaram a louca aventura enchendo a cara em uma cervejaria.

Vão nesses exemplos duas lições que explico, precisamente, aos que não querem entender:

1) As massas nas ruas podem promover a liberdade, mas podem também promover a tirania;
2) Fascistas loucos e bêbados, nem por serem loucos e bêbados, serão menos perigosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário