Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 8 de julho de 2012

"O papel da esquerda é civilizar o capitalismo": a magnífica entrevista do marxista Chico de Oliveira no Programa Roda Viva

A entrevista de Chico de Oliveira no Programa Roda Viva (TV Cultura), em 02/07/2012, tornou-se instantaneamente célebre por conta da sua afirmação de que  "Lula não tem caráter". Pois, isso foi o menos importante de tudo que ele falou. A entrevista é um tanto longa - 88 minutos -, mas vale a pena (está disponível no You Tube). Fui vê-la ontem, já depois de ter citado a referida frase em um post sobre boçalidades do ex-presidente brasileiro.
Nos ambientes políticos e intelectuais, Chico de Oliveira é conhecido e respeitado desde muito tempo. Quer dizer, a turma lulo-petista truculenta não o respeita, mesmo porque não respeita ninguém que não bajule Lula da Silva com entusiasmo.
Intelectual marxista dos mais destacados, militante destemido, Chico de Oliveira foi preso e torturado pela ditadura militar. Depois, esteve no núcleo intelectual dos fundadores do PT. Hoje está no PSOL, mas encara seu novo partido com certa melancolia e não lhe vê futuro: acha que o PSOL tenta repetir o "irrepetível" caminho do PT.
O que me animou a ir ao You Tube ver a entrevista não foi a frase sobre o caráter de Lula (não é novidade), mas um artigo de Maria Helena R. R. de Souza postado no Blog do Noblat. Atraiu-me, especialmente, a seguinte assertiva de Chico de Oliveira, transcrita por Maria Helena:

"O papel da esquerda não é propriamente o poder. O papel da esquerda é civilizar o capitalismo - esta é a tarefa da esquerda no mundo: domar as forças arbitrárias do capitalismo".

Com efeito, este tem sido o melhor resultado da esquerda mundial. Inclusive da esquerda marxista, desde que o marxista Eduard Berstein (judeu-alemão, como Marx), na passagem do séc. XIX para o séc. XX, revisou o marxismo, estabelecendo as bases teóricas da social-democracia, que resultou, em vários países, no regime chamado de Estado de Bem-estar Social (universalmente conhecido como Welfare State). Este foi o caminho rejeitado por Lênin, fundador do bolchevismo; tendo o bolchevismo resultado em genocídio e servidão.

Em outro trecho transcrito por Maria Helena, diz Chico de Oliveira:

"Sou ideologicamente marxista e eticamente cristão. Fui ensinado a não negar auxílio quando necessário - É uma conquista civilizatória que o cristianismo nos deu".

Na verdade, o cristianismo nos deu muitas outras conquistas civilizatórias: as melhores. A democracia, inclusive, é, em grande parte, uma conquista civilizatória do cristianismo.

Na entrevista, Chico de Oliveira disse lá umas coisas com as quais não concordo. Mas discordo com o respeito devido. O que falou sobre a Lei da Anistia, por exemplo, pareceu-me equivocado e dúbio. Vou rever a entrevista, com redobrada atenção, e tratarei do tema em um próximo post. Enquanto isso, aconselho o mesmo a vocês. A entrevista é tão boa, mas tão boa, que os 88 minutos passam bem ligeirinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário