Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O corajoso artigo de Gelza Rocha, a perseguição religiosa do Estado laico e as dificuldades dos anticristos

Um excelente artigo de Gelza Rocha intitulado "Estado Laico. E Daí?", publicado em sua coluna aqui no Portal 100 Fronteiras, leva-me a retomar a questão do Estado laico e perseguição religiosa. O corajoso e desafiador artigo de Gelza trata do autoritarismo laranja-girassol, especificamente do veto do governador Ricardo Coutinho à celebração de Missas e outros cultos religiosos em solenidades do Governo. Eu enfocarei a questão em âmbito nacional.

 Tem o Estado laico, que é uma coisa boa. E tem a perseguição religiosa promovida em nome do Estado laico, que é uma desgraça. No Estado laico, nenhuma religião em particular pode prevalecer sobre o interesse público. Mas vejam, esse Estado laico nasceu junto com a liberdade de religião; esta e aquele são produtos da mesma generosa fonte iluminista. Perseguição religiosa em nome do Estado laico ocorreu, por exemplo, na Rússia stalinista e na Alemanha nazista. Isso ocorre, ainda hoje, na China Continental, onde a ditadura do Partido Comunista persegue, prende, tortura e mata adeptos da doutrina Falun Gong. Essa mesma ditadura, no Tibete, persegue a religião budista e esmaga a nação.
É verdade que a religião católica, "nos antigamentes", foi muito perseguidora. Hoje não é mais. Pelo contrário, católicos (e cristãos de várias outras igrejas e denominações) têm sido duramente perseguidos em várias partes do mundo. O termo "perseguição religiosa" refere-se, usualmente, a perseguição de uma religião sobre outras ou sobre seus dissidentes. Porém, uma perseguição feita sobre qualquer religião em nome do Estado laico será também perseguição religiosa. O Estado laico é bom, a perseguição é uma desgraça, quer tenha origem laica ou religiosa.

A desgraçada perseguição religiosa em nome do Estado laico está chegando ao Brasil. Em curso, uma campanha cretina para arrancar dos locais públicos todo e qualquer símbolo religioso. Como o Brasil é um país de tradição cristã e de ampla maioria cristã, tal campanha se torna, objetivamente, uma campanha anticristã.  Os anticristos obtiveram já uma importante vitória no Rio Grande do Sul, onde um tribunal, por decisão interna-corporis, arrancou o crucifixo que estava na sua parede havia bem 100 anos.

Esse desejo de faxinar símbolos religiosos não é de hoje, foi, inclusive, embutido, durante o segundo governo Lula, no chamado PNDH3 por petistas totalitários e a turma do "politicamente correto"; juntamente com o restabelecimento da censura dos tempos da ditadura. A peça não vingou porque a reação foi grande. Tal reação, inclusive, levou o Presidente Lula a dizer que tinha assinado a porcaria por engano, sem ler.
Mas os anticristos não se deram por vencidos, a campanha contra Cristo e a favor da censura continuou, sempre por formas sinuosas.

Se forem vitoriosos, os cretinos totalitários politicamente corretos terão um trabalho danado, tanto para censurar quanto para levar a cabo a tarefa de demolição dos símbolos cristãos.
O Brasil tem uma tradição cristã - principalmente católica - secular, desde que Pedro Álvares Cabral aqui aportou e o Padre Manuel da Nóbrega rezou uma Santa Missa. Tem, por esse Brasil afora, em locais públicos, símbolos cristãos que não acabam mais.
Arrancar crucifixos das paredes até que será fácil. Mas, demolir capelinhas em hospitais; isso será feito sem receber reação?
E as tantas estátuas de Frei Damião que tem em muitas cidades da Paraíba, inclusive uma bem grandona em Guarabira; vão ser derrubadas sem que ninguém reclame?
Aqui na capital, ao lado da catedral, tem uma linda imagem de Nossa Senhora. A catedral, eu acho que fica, mas a Santa Virgem Maria terá de ser expulsa dos olhos públicos (talvez se permita que seja recolhida ao ambiente interior da igreja, evitando-se a injúria das marteladas).
Na vizinha cidade de Santa Rita, o prefeito Marcus Odilon mandou erguer uma grande estátua à doce santa que dá nome à cidade e, segundo os fiéis, a protege. Quando os anticristos forem derrubar a Santa Padroeira, os fiéis santarritenses não irão protestar?
No vizinho estado do Rio Grande do Norte, a mesma Santa Rita de Cássia protege a cidade de Santa Cruz. Lá, o ex-prefeito Tomba mandou erguer uma estátua  maior do que a da cidade de Santa Rita-Pb; e, dizem, ainda maior que a do Cristo Redentor. Ainda não vi, mas vou lá para poder acreditar. Vou correndo, antes que os anticristos a derrubem.

Seguramente, os demolidores de símbolos vão correr certo perigo quando forem mexer com São Jorge, santo protetor dos bicheiros, uma turma barra pesada.

Também, quando os anticristos forem dinamitar, lá em Juazeiro do Ceará, a estátua do Padre Cícero Romão Batista, o Padim Ciço da devoção milhões de sertanejos, romeiros, jagunços e cangaceiros; aí a coisa pode feder.

Porém, o maior desafio dos anticristos será a implosão do Cristo Redentor, lá no Rio de Janeiro; já pela popularidade do monumento, já pela engenharia requerida. Será uma implosão de repercussão internacional, provavelmente adversa, e muito adversa. Todavia, tarefa imprescindível aos decretos da perseguição laica, por ser o Cristo Redentor o mais famoso símbolo cristão do Brasil; incorreta e ofensivamente erguido em lugar público, e super público, porque de toda a cidade se vê o Cristo. E quem vai chegando de avião já vê de longe.

O Cristo Redentor sempre me deslumbrou; nunca imaginara, ignorante que sou, que fosse um monumento politicamente incorreto. Tem de ser derrubado. Para realizar a contento a dificultosa tarefa, os totalitários corretos do Brasil poderão contar com o know-how dos camaradas talibãs, que, lá no Afeganistão, mandaram pelos ares várias estátuas de Buda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário