Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mandela, a Anistia ubuntu e a Anistia brasileira

Antes de tudo, SALVE MANDELA! LONGA VIDA!
Ontem, 18 de julho, Nelson Mandela, o maior estadista vivo do mundo, fez aniversário: 94 anos. Com ele, faz festa a Liberdade.
Como o mundo viu, foi difícil a construção da democracia na África do Sul. Na imensa tarefa que Nelson Mandela comandou, o mais difícil terá sido a reconciliação nacional. Tal só foi possível através da mais ampla e generosa Anistia da história, que ficou conhecida como Anistia ubuntu. 
No Brasil também foi concedida uma Anistia ampla e generosa, que promoveu a Reconciliação Nacional, garantiu a Vida e a Liberdade, abriu o caminho da Redemocratização.
Pois, está em curso uma campanha para invalidar retroativamente a Anistia brasileira. É como se, lá na África do Sul, estivessem em campanha para desfazer a obra construída pelo povo sul-africano sob a liderança do Presidente Mandela.
Não será o caso de que, aqui e agora, fale longamente sobre o tema; porque já o fiz: em livro que está virtualmente disponível no Portal 100 Fronteiras e que será lançado, à moda antiga, pela Editora Sal da Terra (02 de agosto, às 18 horas, em O Sebo Cultural, João Pessoa/PB).


Nenhum comentário:

Postar um comentário