Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 21 de julho de 2012

A Estela não sobe

No post anterior, ao analisar a pesquisa TV Master/IP4, considerei que os minguados 11% de intenção de voto da candidata do PSB a prefeita de João Pessoa, em sendo ela, Estela, a candidata do governador, significavam fracasso. Acrescentei que, pela minha percepção, a situação da candidata laranja-girassol era ainda pior. Pois, saiu hoje - 21/07 - a pesquisa Jornal da Paraíba/Ipespe. Se existe pesquisa comprada, comprei essa. Minha percepção foi confirmada: apenas 7 pontinhos percentuais para Estela.
Estela, de batismo, é Estelizabel. Mudaram para "Estela" por motivos de marketing: Estela é "estrela". E tem aquele famoso filme "A Estrela Sobe". Mandaram bem os marqueteiros. Porém,...ai porém, a Estela não subiu. Nem vai subir. Não o suficiente para chegar ao segundo turno.
Pode-se dizer que a Estela caiu, se a pesquisa Ipespe for comparada com apesquisa IP4, mas os especialistas aconselham a não comparar pesquisas de diferentes institutos. Na análise anterior a comparação indevida foi feita - falando-se de subida acelerada de 5% para 11% - por se tratar da primeira pesquisa Master/IP4 nessas eleições. Agora, devemos levar em conta a pesquisa anterior do próprio instituto Ipespe. Então, a Estela subiu: de 5% para 7%. Todavia, um crescimento insignificante, de forma que, para efeitos práticos, Estela pode ser considerada uma estrela fixa.
Não, a Estela não é uma estrela apagada; pelo contrário, tem um certo brilho: uma beleza exótica, desembaraço, ativismo político-social e muita capacidade de diálogo (aliás, "dialogar" é o verbo que a faz viver). Sendo assim, por que raios a estrela não sobe? Por Júpiter!

Todo mundo sabe a resposta: a Estela não sobe porque tem um rabo de foguete puxando ela pra baixo. Um rabo de foguete presunçoso, enfatuado e arrogante; como aquele foguete do conto de Oscar Wilde, "O Notável Foguete". Vão ler. É muito engraçado.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário