Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

o autoritarismo do PT de Lula e os resistentes: os casos Marta Suplicy e João da Costa

Ao usar a expressão "o autoritarismo do PT de Lula", suponho um outro PT: não autoritário e não capacho de Lula. Esse PT, se de fato existir, terá lideranças, mas não um dono e chefe, como o tem o PT de Lula. Esse PT de Lula não conseguiu submeter a presidente Dilma e não tem força para isso. Mas tem força para massacrar outras resistências. A senadora Marta Suplicy, em São Paulo, e o prefeito João da Costa, em Recife, estão sentindo o peso do autoritarismo do PT de Lula. Por enquanto resistem. Não será fácil resistir dentro do PT, talvez tenham de chegar ao rompimento, para manter a dignidade.

Em relação ao prefeito João da Costa, o desfecho é próximo e previsível. O PT está roubando a candidatura de João à própria sucessão, vai impor, como biônico, o senador Humberto Costa. Ao João, para manter a dignidade, só restará fazer campanha contra o Humberto, declarando o rompimento.

Para Marta Suplicy não há desfecho próximo, e o que se pode prever é que terá de enfrentar um cerco odioso na tentativa de submetê-la à sabujice coletiva. No post anterior, falando sobre o início dos ataques dos petistas inconformados com o desinteresse de Marta pela candidatura do menino dos olhos de Lula, o Fernando Haddad dos 3 por cento, disse que esses ataques não haviam sido violentos, mas que iriam crescer. Ontem, 5 de maio, li na Folha um artigo dos mais sebosos, que mostra a Marta o que a espera. O troço, escrito por um tal de Cláudio Gonçalves Couto, endeusa o chefe Lula como condição para desmerecer quem o desafiou. Por exemplo: a imposição do nome de Haddad por Lula é chamada pelo capacho Couto de "a unção de Lula". Depois de demonstrar o quanto Lula é sábio e infalível, Couto faz sobre a herege Marta o seguinte prognóstico: "Em tal cenário, o beicinho de Marta, se mantido, tenderá a lhe causar um ostracismo interno. Organizações tão densas não costumam deixar barato esse individualismo".

Como se vê, o PT de Lula está se tornando uma organização coletivista onde a expressão da personalidade individual é um desvio. Organização rarefeita de indivíduos com personalidade própria, mas densamente povoada de sabujos.

Os rebeldes vão sofrer, mas valerá a pena.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário