Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 10 de junho de 2012

Estelizabel - PSB: crônica de uma derrota anunciada

Na convenção deste domingo, 10 de junho, realizada no auditório do Liceu Paraibano, o PSB concluiu a construção da derrota da sua candidata à Prefeitura de João Pessoa-PB, Estelizabel Bezerra. Ela venceu a convenção por 305 votos a 142. Venceu, internamente, derrotando quem? Derrotando o prefeito, candidato natural à reeleição. O prefeito Luciano Agra, bem avaliado pelos pessoenses, é o líder socialista com mais prestígio na capital paraibana. Este líder foi tratorado, humilhado e tripudiado pelo dono do PSB na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho.

Autoritário, prepotente, arrogante e com a vaidade sempre à flor da pele,  o déspota Coutinho trata como lixo todos os correligionários e aliados que não sejam totalmente submissos. Fez isso com o prefeito Agra, que reagiu. Um pouco tardiamente, mas reagiu. Na convenção, tentaram constranger o prefeito com um documento de imposição de fidelidade: quem perdesse (num jogo de cartas marcadas) seria obrigado a apoiar o vencedor. Agra só assinaria se fosse um estúpido, um pobre coitado. E está provando que não é. Ao sair da convenção, disse: "Vou reavaliar a possibilidade de continuar no PSB. Não quero ser mais humilhado pelo PSB".

Temos, como resultado mais significativo da convenção do PSB, o fato de que o prefeito do PSB não irá apoiar a candidata do PSB. Muito provavelmente, não ficará neutro. Seu apoio será de máxima importância no desfecho da eleição. Se Agra apoiar Luciano Cartaxo, caminho mais provável, o candidato do PT terá condições de desbancar Cícero Lucena, do PSDB, indo decidir a final com Zé Maranhão, do PMDB. De qualquer forma, sem o apoio do prefeito Agra, Estelizabel não corre risco nem de ir ao segundo turno.

Os partidários de Estelizabel, cujo nome de campanha é Estela, contam com a estrela do governador Coutinho, um político que tem acumulado seguidas vitórias. Mas vejam: Ricardo Coutinho foi um esforçado militante petista, bom vereador, bom deputado e bom prefeito; portanto, há de se concluir que suas vitórias passadas se sustentaram mais em trabalhos bem realizados do que na força dos astros. Ocorre que Coutinho, surpreendentemente, vem realizando um governo desastroso, uma coisa de assustar. E não é só a ruindade do governo que pesa, é a ruindade do próprio governador. Perseguidor, cruel e implacável, o chefe girassol tem praticado ruindades raras, mesquinharias deprimentes, traições deploráveis. Contra todos: professores, agentes do Fisco, policiais, médicos, enfermeiros e o povo em geral. Até com estudantes o governador comprou briga. Quase ninguém escapou da sanha deletéria ricardista, nenhuma categoria deixou de ser prejudicada. E, em alguns casos, foram tamanhos os prejuízos que se registraram suicídios.

Não é o caso que o prestígio do governador Ricardo Coutinho esteja em baixa, é mais que isso: ele está sendo odiado e hostilizado pela maioria da população da Paraíba. Na capital, a ojeriza a Ricardo será ainda maior, porque na capital tem um maior contingente de funcionários públicos, sendo estes vítimas de especial e sistemática perseguição do governo socialista-girassol.

A derrota da candidata Estela não será, principalmente, culpa da Estela. Com o massacre do prefeito Agra, o único socialista com condições de competitividade, o PSB colocou-se fora da disputa. O chefe girassol e seus sectários construíram a derrota do PSB. Luciano Agra, ao se rebelar e dizer que não mais aceita ser humilhado pelo PSB, denuncia e anuncia a derrota construída. 

4 comentários:

  1. Estelizabel perde até pra Toinho do Sopão. Ela vai disputar com Nonato Bandeira o último lugar.

    ResponderExcluir
  2. Sou do Piauí, o governador daqui é ruim, mas parece que esse tal de Ricardo é pior.

    ResponderExcluir
  3. Não creio que Agra saisse vitorioso na eleição, mas certamente o que o PSB (leia-se Ricardo)aprontou contra ele não podia ter sido feito nem com um inimigo. Agra deveria ter gritado igual leão desde o início.Mas, de toda forma gritou.Antes tarde do que nunca para dizer não ao todo poderoso imperador Coutinho. Se for leão mesmo Agra não apoiará Estelizabel. Pode até ficar neutro, se quiser, mas bem melhor para ele é deixar esse Partido que o humilhou.

    ResponderExcluir
  4. Admiro seu raio x das atitudes do governador,mas quem dará a resposta sensata ou não de tantas imposições será o povo(urna).Espero que vença o melhor para João Pessoa.

    ResponderExcluir