Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

"Autópsia do Marxismo": texto antológico de Iremar Bronzeado deve gerar grande polêmica

Faz alguns anos, a Editora Sapere Aude publicou a plaquete "Autópsia do Marxismo", do Professor e Mestre em Filosofia Iremar Bronzeado. Agora, 12 de maio, este texto antológico começa a ser publicado, em capítulos semanais, na Coluna Liberdade Liberdade, que o intrépido mestre libertário mantém neste Portal 100 Fronteiras. 
"Autópsia do Marxismo" é um dos mais importantes textos políticos da atualidade. Eu o considero tão importante para a liberdade e para a democracia quanto o "Manifesto Comunista", de Marx e Engels, foi importante contra a liberdade e a contra a democracia.
Certamente, cabe polêmica.
Os marxistas, seguramente, não se consideram liberticidas; mesmo porque almejam a emancipação definitiva da humanidade: uma coisa linda, verdadeiro paraíso na terra. Porém,...ai porém; o caminho aberto para o paraíso pelas revoluções marxistas tem sido aquele largo caminho infernal da opressão e tirania. E, passado quase um século da primeira revolução marxista, em 1917 na Rússia, nem vislumbre do paraíso prometido.
Quanto à democracia, os marxistas dizem que a "democracia liberal" é uma falsa democracia, sendo, na verdade, uma ditadura de classe; no caso, da classe burguesa. Para eles, a democracia verdadeira é também ditadura, mas uma ditadura redentora, chamada "ditadura revolucionária do proletariado".
Isso é o marxismo clássico. Hoje existem dezenas de marxismos, cada um mais criativo do que o outro. Quem sabe, uma dessas correntes neo-marxistas não nos apresente um caminho seguro para a construção do paraíso na terra?
Por enquanto, o que quero mesmo é tocar fogo no circo, polemizar. Eis que os marxistas são tão majoritários na cena intelectual brasileira que, via de regra, os debates político-filosóficos ocorrem entre marxistas e... marxistas. Então, provoco os marxistas ao confronto com a "Autópsia" que Iremar Bronzeado faz no ilustre defunto. Provoco para a polêmica aqui, neste Portal 100 Fronteiras (precisamos aumentar a audiência), onde, aliás, temos intelectuais marxistas titulares de colunas. É o caso, por exemplo, de Alexandre Guedes, advogado militante e destacado líder internacional dos Direitos Humanos. Também, acho, o médico e romancista Romeu de Carvalho (a dúvida: Romeu é cristão - antigamente, não podia ser cristão e marxista; hoje, parece que pode). Já o historiador Inocêncio Nóbrega vai, brevemente, inaugurar neste Portal 100 Fronteiras a Coluna "Um Aparte". Inocêncio é militante histórico do socialismo-trabalhista; se não é marxista, será marxólogo. Quem não deixará de entrar na querela - porque topa todas as brigas - é Ivaldo Gomes. Ivaldo é anarquista militante, um dos poucos que conheço. Como se sabe, anarquistas e marxistas se estranharam já na Primeira Internacional (Internacional Comunista - AIT), com a ala liderada por Marx tendo expulsado Bakunin, líder dos anarquistas. Mas Ivaldo também não morre de amores pela democracia liberal (representativa), tanto que é um dos comandantes da Campanha do Voto Nulo.
Eu, que já fui partidário do bolchevismo, hoje, abomino esse troço. Certamente, vou meter meu bedelho na discussão, ao lado do Mestre Iremar Bronzeado. Seremos, eu e Iremar, amplamente  minoritários. Até por isso, espero que os marxistas não fujam da raia.  

3 comentários:

  1. Prezado guerreiro da liberdade Washington Rocha,

    Muito obrigado pelos altos coturnos a que me alças, por conta de meu modesto texto Autopsia do Marxismo, fruto daquela coceira que nos acomete na fase de cicatrização de um ferimento. No meu caso, uma cicatriz intelectual, marca de minha cura espontânea deste epidêmico vírus ideológico, cujo utópico canto de sereia devastou tantas inteligências e desviou do verdadeiro caminho da democracia e da liberdade tantos corações corajosos e magnânimos como o teu e de muitos dos nossos amigos. Tanto, tanto, que o famoso refrão cunhado pela desviada genialidade de Rosa de Luxemburgo "Socialismo ou Barbárie" deve ser corrigida para "Socialismo é Barbárie". O debate a que Vc convoca as inteligências que frequentam o seu site/blog é de suma importância neste momento em que o Brasil singra de vento em poupa em direção aos abrolhos implacáveis onde a sereia do socialismo canta o seu canto fatídico e enganador. Abs...Iremar Bronzeado

    ResponderExcluir
  2. Estudo na UEPB e tenho assistido muito debate de marxista com... marxista. Enchi o saco. Vou querer participar deste. Espero que os marxistas não tenham medo de enfrentar o professor Iremar.

    ResponderExcluir
  3. Com a palavra, os marxistas.

    ResponderExcluir