Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vital do Rêgo e o risco da CPMI chapa-branca

O senador Vital do Rêgo vem realizando um excelente mandato. É Corregedor e foi convidado para ser presidente do Conselho de Ética.  Foi seriamente cogitado para Presidente da Casa (e, consequentemente, do Congresso), e pode, realmente, ser um solução de consenso na sucessão de Sarney. Não poderia haver melhor escolha para presidir a CPMI do Cachoeira, que pode acertar duro golpe na corrupção, enaltecendo a democracia; mas pode também não dar em nada, desmoralizando ainda mais o Congresso.
Temos a maior confiança no senador Vital, mas ele não começou muito bem. Como presidente da CPMI, sua primeira preocupação e providência foi no sentido de evitar possíveis vazamentos, mandou até fazer uma "cartilha do sigilo". Disse o presidente: "Estamos instituindo essa cartilha ressaltando a conduta de cada parlamentar em relação ao sigilo". Por óbvio, os parlamentares devem investigar dentro da legalidade, mas a questão maior não é garantir sigilo, é antes desvendar, trazer à tona, revelar e escancarar.
O senador Magno Malta colocou um pé atrás: "Não vai dar em nada, esta CPMI é chapa-branca".
Não creio que o senador paraibano aceite o papel de presidente chapa branca. Vamos ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário