Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 1 de abril de 2012

O Papa, Dilma e Cuba: entrevista com Jon Lee Anderson

No Gobo online, vi uma excelente entrevista sobre Cuba com Jon Lee Anderson. Vem a ser o autor da mais importante biografia de Che Guevara (publicada no Brasil pela Editora Objetiva) e especialista em assuntos da América Latina. Anderson é jornalista de esquerda, colaborador, dentre outros jornais e revistas, do New York Times, Life e The Nation. Ele descreve a situação da ilha em cor cinzenta, dizendo que ficará mais cinzenta se acontecer a morte de Hugo Chávez, pois a Venezuela é o esteio internacional da economia cubana, cumprido papel semelhante ao que cumpriu a União Soviética décadas atrás. Um tanto cético quanto a mudanças no regime, Lee Anderson acha, entretanto, que seja possível, mais adiante, uma abertura que leve a melhoras no país socialista. Para promover esta abertura seria decisiva a atuação da Igreja Católica e do Brasil. Remeto os leitores à entrevista, mas destaco dois trechos:

Sobre a situação econômica: "O açúcar está quase morto em Cuba. Há um pouco de petróleo, pesca e turismo, mas a agricultura está em péssimas condições e não há exportações para se falar, além de de rum, migrantes cubanos e tabaco. Isso é nada. No fim há o turismo e uma economia de serviços que, infelizmente para muitos cubanos, inclui uma próspera indústria do sexo e um traço nacional de trapaça como modo de sobreviver".

Sobre o papel da Presidente Dilma Rousseff: "Ela pode escolher trabalhar de forma discreta agora, mas, se necessário, falar abertamente se a situação exigir. A libertação de prisioneiros políticos poderia ser a compensação para qualquer investimento brasileiro ou crédito financeiro. Não deve ser tão difícil e deveria ser feito".

3 comentários:

  1. Pois é, a situação em Cuba está russa.

    ResponderExcluir
  2. Oxente! E existe prisioneiro político em Cuba? Isso é invenção da imprensa burguesa. Não acredito que esse Jon Lee seja de esquerda. Não existe yankee de esquerda, nem o afro-descendente Obama.

    ResponderExcluir
  3. Para os capitalistas endinheirados, fazer turismo em Cuba é uma delícia.

    ResponderExcluir