Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 28 de abril de 2012

O caminho certo do Prefeito Luciano Agra

Edvaldo Rosas,  presidente estadual do PSB, disse que Luciano Agra "está no caminho errado". Isso indica que o prefeito está, agora, no caminho certo. Para o Rosas, o "caminho certo" é a obediência cega o girassol-rei. Isso, evidentemente, é errado. Toda prefeitura precisa do apoio do Governo Estadual, nem por isso o prefeito deve aceitar o jugo do governador. Até mesmo pelas exigências da função que ocupa, pelo decoro, pela "liturgia do cargo", como diria o senador Sarney, um prefeito não deve ser submisso a ninguém, senão ao interesse público. Luciano Agra entrou pelo bom caminho de respeitar-se a si mesmo, desrespeitando o mandonismo de Ricardo Coutinho, rejeitando-lhe as humilhações. Espero que seja um caminho sem volta.
Em atitude de protesto pelas desobediências do prefeito Agra ao rei Ricardo, o Rosas, escudeiro-mor do rei, pediu demissão de um cargo de confiança que tinha na Prefeitura. Fez bem: quem tem cargo de confiança na Prefeitura deve lealdade ao prefeito, não ao governador. Rosas ganhou até elogios de Agra: "um ato nobre"; "uma atitude coerente". Outros escudeiros do rei girassol encastelados na PMJP não pediram demissão, foram demitidos. Por justa e justíssima causa: não eram leais ao prefeito, mas ao governador. Como são girassóis fidelíssimos ao girassol-rei, nada mais justo que este os abrigue em Palácio.
Agora, parece-me que Agra, numa atitude nobre e coerente, está também pedindo demissão; no caso, demissão do cargo de secretário pau mandado do rei. Deixa esta função submissa e oficiosa para exercer, na plenitude, o cargo para o qual foi legitimamente eleito, e que deve honrar.

3 comentários:

  1. Caminho sem volta? Viram o "Volta Agra!"? Agra voltou de dia e, de noite, deu ré pra trás.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Agra. Liberte-se do ditador.

    ResponderExcluir
  3. Agra é o único do esquema de Ricardo que podia ganhar as eleições. Estelizabel não corre perigo nem de ir ao segundo turno. Mas o ditador Ricardo impõe sua vontade aos girassóis mesmo que seja uma estupidez.

    ResponderExcluir