Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

A coragem do Prefeito Luciano Agra será "de vera"?: sobre lealdade institucional e lealdade marginal

O governador Ricardo Coutinho - dono do PSB na Paraíba - impôs ao prefeito da capital paraibana, Luciano Agra - membro do PSB -, dura humilhação, obrigando-o a renunciar a uma natural e legítima candidatura à reeleição. De início, e por bastante tempo, o prefeito aceitou, engoliu e remoeu. De alguns dias para cá, começou a regurgitar, demostrando inconformismo. Até que a insolência de um subordinado o fez, por fim, inteiriçar-se em brios e tomar a única atitude digna que poderia tomar, demitindo o subordinado insolente.
Ronaldo Barbosa - presidente do PSB-JP - todos sabem, é um antigo lugar-tenente de Ricardo Coutinho. Mas, tendo Ricardo abandonado a Prefeitura de João Pessoa para participar da vitoriosa campanha ao Governo do Estado, Ronaldo permaneceu na Prefeitura, como secretário de Articulação Política. É este um cargo de confiança, de livre provimento do Prefeito. Assim, o secretário Ronaldo devia sua lealdade institucional ao Prefeito Agra. Ao ser, de público, insolente com o Prefeito, o secretário traiu essa lealdade. Não custa lembrar: o secretário de Articulação Política do Prefeito veio de público esclarecer a seguinte articulação política: se o prefeito Agra quisesse novamente postular a reeleição, no que dependesse dele, secretário Barbosa, não teria legenda. Muito provavelmente, o secretário desprezou de forma tão acintosa seus deveres institucionais para dar aberta demonstração de uma lealdade marginal que lhe fala mais alto ao coração: a lealdade ao "chefe". No caso, o "chefe-girassol": um chefe autoritário, prepotente, arrogante, exigente e ciumento.
Resta saber se a coragem que o prefeito Agra demonstra ao peitar o "chefe" de Ronaldo Barbosa é "de vera", como dizia a garotada de antigamente. Se for "de vera", será também sem volta, e só lhe restará demitir todos os ocupantes de cargos de confiança que não lhe mereçam mais confiança. Que escolham entre a lealdade institucional ao Prefeito e a lealdade marginal ao "chefe".

Nenhum comentário:

Postar um comentário