Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A candidatura de Luciano Cartaxo, do PT, e a imprensa livre

O governo autoritário de Ricardo Coutinho, do PSB, perseguiu (e persegue) duramente seus críticos. Impôs, inclusive, o afastamento dos melhores jornalistas e radialistas de um poderoso sistema de comunicação, o Sistema Correio. Não adiantou, acho até que atrasou o lado dele: os perseguidos mudaram de endereço, sem mudar o endereço das críticas.
Nas democracias, a liberdade de imprensa (uma expressão que permanece, significando liberdade dos meios de comunicação em geral, inclusive internet) pode ser pontualmente atingida, mas responde prontamente, pois tem mais cabeças que a Hidra de Lerna.
Foi esta liberdade de imprensa que fez prosperar a carreira do operário Lula da Silva e do PT, erguendo-os contra grupos poderosos. Em João Pessoa-PB, esta liberdade de imprensa sustenta candidaturas alternativas a prefeito; não só alternativas ao poder do governador, como aos grupos políticos mais tradicionais. Dentre as candidaturas alternativas, a mais auspiciosa é a de Luciano Cartaxo, do PT.
Não obstante, nacionalmente, uma poderosa ala do PT está em aberta campanha para quebrar a liberdade de imprensa, para submeter a imprensa às conveniências político-ideológicas do Partido. Tal como já experimentado pelos regimes bolchevistas e nazi-fascistas. Tal como estes, o petismo autoritário procura esconder a intenção na linguagem. Já chamaram a coisa de "controle social da mídia"; como não colou, mudaram para "democratização dos meios de comunicação".
Felizmente, nem todo o PT entrou nessa onda. A Presidente Dilma, por exemplo, disse não ("o único controle que aceito, é o controle remoto").
Como a campanha de Luciano Cartaxo ganha largo espaço na mídia e cresce especialmente por se contrapor ao cada vez mais repudiado autoritarismo girassol, está na hora dos seus potenciais eleitores cobrarem dele posição sobre o tema: está com a liberdade de imprensa ou com a ala autoritária do PT, que quer a censura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário