Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

terça-feira, 27 de março de 2012

Jampa Digital: o Corolla e o Laranjja

Nas denúncias de possíveis corrupções, a parte cômica fica por conta das explicações. Nesta denúncia do Projeto Jampa Digital/Empresa Ideia Digital, o secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa, escalado para dar explicações na Câmara Municipal, foi impagável. Diverti-me, mas quase não acredito no que li nos portais. Por isso, indico os portais nos quais li as falas do secretário. Pode ter sido algum tipo de pegadinha: estes jornalistas são uns pândegos.
Vejam esta do G1: disse o secretário: "Já temos 85% do Projeto pronto". Ora, o total de verba para o Projeto é de mais de 27 milhões de reais. O total gasto até o momento foi de menos de 7 milhões. Se com este tantinho a Prefeitura já fez 85%, para que queria 27 milhões? Agora não pode mais reclamar do corte que a presidente Dilma fez na verba federal.
Do mesmo G1, vejam esta pérola: "Marconi Maia assumiu que existem problemas técnicos no Jampa Digital, mas disse que a qualidade do serviço só pode ser cobrada quando terminar o prazo para a sua implantação". É como se o engenheiro responsável, fiscalizando a construção de um edifício, descobrisse que o prédio estava subindo torto, mas não  pudesse cobrar retificações até o fim do prazo de construção; ou seja, quando o prédio, bem alto, caísse na sua cabeça.
No Pbagora, falando sobre a impossibilidade de acesso à internet pelo Jampa Digital, disse o inventivo secretário (ou terá sido tudo invenção dos jornalistas?): "Infelizmente coincidiu de ser na hora da reportagem". Infelizmente, esta infelicidade dos repórteres do Fantástico tem sido  compartilhada por muitos pessoenses. Eu mesmo, aqui pelo Bessa e Manaíra, nunca consegui acessar nada pelo Jampa. Quem sabe, na próxima tentativa, terei melhor sorte.
Tem outra, também no Pbagora, em que o secretário, homem de muita fé, socorre-se em Jesus Cristo: "O Projeto ainda está em vigência, como é que você pode crucificar alguém sem que esse alguém pague por seus pecados". Não comento nada porque não entendi o que ele quis dizer. Meditei longas horas sobre este enunciado teológico e não logrei vislumbrar qualquer sentido. Deus haverá de perdoar a minha ignorância, mas se algum irmão em Cristo desvendar o enigma, por favor, socorra-me.
Por último, ainda do Pbagora, registro o que me parece a verdadeira coroação das explicações do secretário Marconi, dita ao falar sobre superfaturamento. Antes vejam estes trechos de notícia:
No NE 10: "Em julho de 2009, a Ideia Digital ganhou a concorrência para fornecer 75 itens - entre equipamentos e programas de informática - para a Prefeitura Municipal de João Pessoa. O preço de diversos equipamentos estaria acima do praticado no mercado. Câmeras de segurança, vendidas à Prefeitura por R$ 32 mil a unidade, foram repassadas, em 2008, por menos de R$ 11 mil ao Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte".
No Polêmica Paraíba: "A empresa Ideia Digital - sistema consultoria - registrou preços do pregão 019/2009 em que listou preços de 75 equipamentos, com itens que atingem até 1.600% acima do valor normal de mercado".
Pois, qual a coroa das explicações do audacioso secretário Marconi Maia? Esta: "Isso é a mesma coisa que comprar um carro, por exemplo, você compra um Corolla, todos são Corolla, mas alguns possuem mais acessórios que outros, o que acaba por diferenciar o preço final de cada um deles".
Não, nem todos são Corolla, alguns são Laranjja.

4 comentários:

  1. Eu ia comprar um Corolla todo guaribado. Mas, 1.600 por cento acima do Corolla básico?! Sei não. Só se vender minha mansão do Altiplano.

    ResponderExcluir
  2. kkk, hehehe, hihi. Esse Marconi podia substituir Chico Anísio, dando aulas na Escolinha do Professor Laranja.

    ResponderExcluir
  3. Pela ordem, os principais implicados no Jampa Fajuto: Ricardo, Agra, Estela e o procurador Carneiro (dessa vez ele vai achar). O ministro Agnaldinho, parece que entrou de gaiato.

    ResponderExcluir
  4. E agora? Depois do Jampa, Estela não tem como ficar e Agra não tem como voltar. O candidato laranja vai ser Nonato, que tem 1 por cento, unzinho só, de ibope.

    ResponderExcluir