Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Cartaxo pelo PT: derrota do autoritarismo girassol

Tendo os petês alaranjados cantado vitória antes do tempo, a vitória da candidatura própria do PT sobre a tese de submissão do PT ao chefe girassol saiu valorizada. De qualquer forma, vitória que fulmina a candidata do PSB. Se com o PT era difícil, sem o PT resta chorar, ou aguar outra flor do jardim dos girassóis Mas o raio fulminante disparado pela militância do PT de João Pessoa não fulminou apenas a Estela, penso que terá carbonizado qualquer candidato do esquema ricardista. Nonato Bandeira não é candidato melhor que Estelizabel Bezerra; é muito pior. Estela, pelo menos, simboliza alumas bandeiras mobilizadoras; enquanto que a única bandeira que Nonato tem está no nome. Pode ainda voltar o prefeito Agra, que era o candidato natural, até ser chutado sem mais aquela pelo grande girassol, em torno do qual tudo tem de girar. Se Agra não tivesse sido enxotado, provavelmente a tese da aliança PSB-PT teria prevalecido. Se Agra voltar, depois deste e outros estragos que sua "renúncia" provocou, volta desgastado e desmoralizado pelo excesso de subserviência.
Ao derrotar o autorismo girassol, a militância petista não apenas garantiu presença na disputa de 2012 em João Pessoa, viabilizou uma candidatura forte, competitiva. Olhando para as nuvens da política no céu de hoje, vislumbra-se a seguinte disposição dos elementos em luta: Zé Maranhão (PMDB), Cícero Lucena (PSDB) e Luciano Cartaxo (PT) brigarão por vaga no segundo turno. A candidata girassol Estelizabel (ou qualquer substituto girassol) ficará girando em torno do girassol rei; que gira em torno de si mesmo.

14 comentários:

  1. Agora o PT vai. Cartaxo na cabeça e pau na moleira do ditador Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Será que os petistas capachos de Ricardo vão perder a boquinha?

    ResponderExcluir
  3. A Estelizabel já disse que a coligação do PSB, agora é com o DEM. Será que o padre Luis Couto vai se ajoelhar neste altar?

    ResponderExcluir
  4. A estrela do PT sobe. A Estela do Ricardo desce.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o blogueiro. A candidata Estela girassol não ganha nem medalha de bronze.

    ResponderExcluir
  6. Para o PT, SAUDAÇÕES! Para o ditador Ricardo e seus capachos, ADEUS!

    ResponderExcluir
  7. Coitada da linda florzinha girassol, que foi metida nesta lama política.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Senhora Mãe de Deus! Quanto condidato ruim. Eu já sei que o Ricardo é muito ruim. Tenho que avaliar também a ruindade dos outros.

    ResponderExcluir
  9. De fato, o PT deu uma lição de grandeza, tal qual o partido da Presidente merece. Coadjuvante de PSB (leia-se Ricardo)por que? Tem direito e condições de competir para ganhar.Luciano Cartaxo é um bom nome.

    ResponderExcluir
  10. Em entrevista hoje, Lucius Fabiani disse que a ala dos girassois(ele faz parte)continua brigando pela aliança.Com todas as letras falou que já está conversando(!)com os delegados eleitos q votaram pela candidatura própria para que revertam a posição...Alguém duvida do que Ricardo Coutinho é capaz de fazer para conseguir isto? Os petistas verdadeiros precisam estar alertas.O todo poderoso PSB(Ricardo)pensa que os delegados eleitos vão trair a si próprios, mas estão enganados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não sei se vou votar em Cartaxo, mas fiquei feliz com a vitória da candidatura própria do PT: é uma opção a mais, e boa. Agora fiquei preocupado com o comentário aí em cima sobre uma possível safadeza do Lucius Fabiani. Os capachos do ditador girassol são capazes de tudo. O PT deve denunciá-los publicamente.

      Excluir
  11. Ainda prefiro o velho bom de trabalho...José Maranhão merece administrar nossa capital. Luciano Cartaxo virá depois dele.

    ResponderExcluir