Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 2 de outubro de 2011

PSD: Marcus Odilon defende Voto Distrital e Primárias

Como se pode ver no post anterior, nos 12 "mandamentos" do PSD consta o Voto Distrital. Mas uma coisa é constar como intenção, outra é haver no partido uma mobilização intensa para sua efetivação. Na Paraíba, quem está verdadeiramente empenhado na defesa do Voto Distrital é Marcus Odilon, prefeito de Santa Rita, que foi também quem iniciou o movimento para a organização do PSDB no estado. Marcus Odilon, que é advogado e historiador, conhece muito bem o tema e elenca vários argumentos em defesa deste "mandamento" do seu partido. Resumiremos os argumentos principais 1) Sendo eleito em eleição majoritária em uma área restrita (distrito), o representante fica em alto grau dependente dos seus representados; 2) Sendo a campanha feita apenas no distrito, será muito mais barata; 3) Sendo majoritário, o voto distrital afunila a composição das bancadas, impedindo a proliferação de partidos "nanicos".
O que não consta dos 12 pontos do PSD e Marcus Odilon defende com a mesma ênfase é a realização de Eleições Primárias para escolha dos candidatos pelos partidos, a exemplo do que ocorre nas eleições presidenciais nos Estados Unidos. Certamente, como argumenta Marcus Odilon, as Primárias são uma ampliação democrática da maior importância, porque tira a indicação do candidato das mãos dos caciques e a coloca nas mãos da massa dos eleitores. Com efeito, se não fossem as Primárias, Barack Obama jamais teria sido candidato a presidente, os EEUU não teriam eleito o primeiro presidente negro da sua história.
Voltando ao Voto Distrital, Marcus Odilon responde com humor à crítica dos que dizem que por essa forma de eleição deputados estaduais e federais teriam a representatividade de simples vereadores. Diz Marcus: "Ora, sendo assim, Winston Churchill, que foi várias vezes eleito para o Parlamento da Inglaterra, sempre pelo sistema de Voto Distrital, foi apenas vereador. No entanto, este 'vereador' foi conclamado por sua Nação para assumir o poder máximo em um dos momentos mais difíceis não só da sua Pátria mais de toda a Humanidade. Como registra a história, o 'vereador' deu conta do recado".
Seja como for, o prefeito de Santa Rita, está decido a fazer uma grande mobilização em favor do Voto Distrital e das Primárias. Precisa contar com o apoio do seu partido. Será uma excelente oportunidade para o PSD mostrar a que veio.
 

7 comentários:

  1. O voto distrital tem sido internacionalmente comprovado como muito bom para a democracia. As eleições primárias também ampliam o poder dos representados, ou seja, os eleitores, o POVO, que é o soberano do poder democrático. Parabéns, Marcus Odilon.

    ResponderExcluir
  2. Voto distrital e eleições primárias são ótimas idéias, resta saber se a proposta do PSD é pra valer ou só pra inglês ver.

    ResponderExcluir
  3. Rômulo Gouveia já disse que quem vai mandar no PSD é o governador Ricardo Coutinho, que é do PSB. Quer dizer que o PSD será um partido com dono? E um dono de fora do partido?

    ResponderExcluir
  4. Na internet corre uma "petição online" em defesa do voto distrital que já vai com mais de 100 mil assinaturas. O PSD poderia também mobilizar neste sentido.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem prefeito Marcus Odilon. Concordo com você. Voto distrital e eleições primárias são mesmo coisas de primeiro mundo. O Brasil chega lá!

    ResponderExcluir
  6. Não se enganem, o PSD vai mesmo é terminar indo para a base do aliada. A senadora Kátia Abreu já está costurando com a presidenta Dilma.

    ResponderExcluir
  7. Ao anônimo que disse que o PSD vai para a base aliada e que Kátia Abreu está costurando com Dilma. O que é que tem? Mulher gosta mesmo de costurar. E o PSD pode ir para onde quiser, mas depois de deliberar, depois de decisão conjunta, por consenso ou decisão de maioria; nunca por imposição de um "dono de partido", como o presidente do PSD aqui na Paraíba, Rômulo Gouveia, quer impor a submissão do PSD ao governo Ricardo Coutinho. "Assim não pode, assim não dá!".

    ResponderExcluir