Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Presidente Rômulo Gouveia, o PSD não pode exigir dos filiados compromisso de subordinação

Antes de tratar da ideologia do PSD, como tinha prometido no post anterior, tratarei da equivocada declaração do presidente do PSD na Paraíba, tal como registrado no site "PBagora". Disse o vice-governador Rômulo Gouveia: "Quem não tiver coerência com o governo Ricardo Coutinho é melhor nem vir para o partido". E fez outras menções indicativas da exigência de subordinação ao governador Ricardo Coutinho para quem quiser ingressar no PSD. Tais declarações, por sobre autoritárias, são contraproducentes em relação à liderança do próprio presidente Rômulo, que a aliena nas mãos do governador do PSB. Ainda, tal pressuposto de subordinação não se sustenta politicamente em face da linha nacional do PSD, que, afirmando-se independente do Governo Federal, não haverá de corroborar subordinações regionais. O estranho pressuposto de subordinação também não se sustenta legalmente: a ninguém que pretenda se filiar a qualquer partido poderá ser exigido, por ninguém, tão esdrúxulo compromisso. Rômulo Gouveia é presidente e líder aclamado do PSD paraibano, mas não é dono do partido. A principal praga da política paraibana e brasileira é que os partidos, geralmente, têm donos; e não deveriam ter. Não devem ter. Não podem ter. Até espero que os militantes dos partidos que têm donos, os retomem nas mãos. Muito menos poderemos aceitar que alguém se arvore em dono de um partido recém fundado. Ora, O PSD vai ter que fazer muita reunião, ter muito debate, muita discussão e um tanto de confusão antes que defina uma linha política razoavelmente consensual. Isso não se conseguirá por imposição.  

4 comentários:

  1. Rômulo Gouveia tem provado grande capacidade política, mas esta declaração de subordinação a Ricardo Coutinho foi uma "pisada de bola". O "Gordo" é gente boa, só precisa ter cuidado para não pegar os vícios autoritários do "Mago".

    ResponderExcluir
  2. Será uma pena se o simpático "Gordo" se deixar engolir pelo antipático "Mago". Mas acho que não; além de ter personalidade e força política, o "Gordo" tem uns 130 quilos bem pesados: é difícil de engolir.

    ResponderExcluir
  3. Rômulo, meu presidente; eu assinei a lista do PSD por sua causa e votei em Ricardo Coutinho por sua causa. Nós poderemos até repetir a coligação para a reeleição de Ricardo, que está fazendo uma administração corajosa; mas esta subordinação automática é um absurdo. Procure convencer, meu presidente; conversando. Não queira ser ditador, não force a barra.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua crítica sobre a equivocada (ou real, sabe-se lá)declaração de Rômulo Gouveia.Pessoalmente,acredito que ele pensa assim mesmo, pois a lição que recebe do "mestre" deve calar fundo na mente:exigir subordinação de todos a tudo que o "rei" ordenar. Nos tempos de agora, não apenas os partidos tem dono... Ricardo se julga dono do Estado. Gelza

    ResponderExcluir