Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Leonel Brizola, Inocêncio Nóbrega e os 50 anos da Campanha da Legalidade

Trabalhista histórico, firme combatente das causas democráticas, Inocêncio Nóbrega está trabalhando, mobilizando, conclamando para uma Homenagem aos 50 anos da Campanha da Legalidade,  iniciada por Leonel Brizola - então governador do Rio Grande do Sul - em agosto de 1961 e que garantiu a posse do presidente constitucional João Goulart. Este Blog Rocha 100 parabeniza o militante Inocêncio Nóbrega, aceita a conclamação e entra na luta. Especialmente, convoca todos os que, aqui na Paraíba, formaram a heroica MILITÂNCIA BRIZOLISTA. O amigo Inocêncio, via e-mail, nos informa que já foi aprovado na AL/PB requerimento do deputado José Aldemir para realização da Homenagem, faltando apenas marcar a data. Até lá, estaremos a postos, divulgando as novidades e conclamando os democratas para esta justíssima Homenagem. As violências contra a democracia começam pelo desrespeito à Constituição. Foi contra tais violências que Brizola lutou e, num primeiro momento, venceu. Jango tomaria posse em 7 de Setembro de 1961, mas seria deposto pelo golpe militar de 1964. Vale a pena recordar o trecho inicial da primeira conclamação do governador Brizola:

"Cumpre-nos reafirmar nossa inalterável posição ao lado da legalidade constitucional. Não pactuaremos com golpes ou violências contra a ordem constitucional e contra as liberdades públicas".

É isso aí, Brizola velho de guerra: VIVA A DEMOCRACIA!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário