Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 7 de agosto de 2011

Dando risadas e aprendendo com Gelza Rocha

O MEC andou querendo facilitar a vida de alunos mandriões ensinando que falar errado é certo. Na verdade, aprender o certo é que é difícil. Sem dúvida, deve-se facilitar o quanto possível o caminho do saber; porém, pode-se fazer isso sem apelação, com criatividade. É o caso do último artigo da coluna de Gelza Rocha, que nos apresenta os 223 municípios da Paraíba de forma engraçadíssima. Deveria ser adotado nas escolas. Eu, que sempre fui ruim em geografia, aprendi depois de velho o que poderia ter aprendido quando novo. E aprendi dando risadas.

Um comentário:

  1. Que bom que meu "jeito" de ensinar geografia da Paraiba atingiu o objetivo; pelo menos no seu caso, o que já me deixa bem gratificada.Quem sabe algum professor leia, imprima e adote em suas aulas?Contrariando o MEC kkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir