Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 9 de julho de 2011

"Sem sombra de dúvida"

José Dirceu é o chefe da quadrilha do mensalão. "Sem sombra de dúvida". A conclusão e a expressão retórica são do Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, recém confirmado no cargo pela Presidente Dilma Rousself. O Procurador anterior, Antonio Fernando de Souza, chegara à mesma conclusão. E também o relator do caso no STF, Ministro Joaquim Barbosa. O parecer de Roberto Gurgel tem 390 páginas, será minha leitura de domingo (que é um dia muito chato). Mas o que vai pela mídia já dá pro gasto de um post. O procurador pede 111 anos de cadeia para José Dirceu e outros 111 para Delúbio Soares. Para Marcos Valério, 527 anos de cana dura. Comparativamente, o deputado João Paulo Cunha, do PT, tirou barato: de 10 a 42 anos de sol quadrado. As penas totais pedidas (são 36 os acusados) somam 4.700 anos (segundo conta feita pela Folha de São Paulo). Vou ler o extenso parecer por dever de ofício, mas dois trechos que estão sendo destacados na mídia dizem tudo:

"As provas coligidas no curso do inquérito e da instrução criminal comprovam, sem sombra de dúvida, que José Dirceu agiu sempre no comando das ações dos demais integrantes dos núcleos político e operacional do grupo criminoso. Era, enfim, o chefe da quadrilha". 

"Foi engendrado um plano criminoso voltado para a compra de votos dentro Congresso Nacional. Trata-se da mais grave agressão aos valores democráticos que se possa conceber"

A magnitude dessa agressão eu posso conceber, mas outras coisas não consigo conceber nem entender:

a) Por que Zé Dirceu continua mandando no PT?
b) Por que Delúbio Soares voltou ao PT nos braços da militância?
c) Por que João Paulo Cunha foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara?
c) Por que Luiz Inácio Lula da Silva insiste em afirmar que o mensalão nunca existiu?
d) Por que esta quadrilha ainda está solta?

Alguém, por favor, poderia me explicar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário